Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
14/02/2017 às 10h45

Geral

Funcionários cobram do Boticário salários atrasados

Funcionários demitidos do Boticário em João Pessoa protestaram por salários atrasados - Foto: Cortesia

Os cerca de 200 funcionários que foram demitidos nas unidades de João Pessoa, na Paraíba, realizaram ontem (13), um protesto contra o Grupo Boticário reivindicando o pagamento dos seus direitos trabalhistas.

Segundo o advogado do franqueado local, Fábio Antério, a intenção de repassar as lojas nunca foi do franqueado, essa situação foi imposta pela franqueadora que não deu outra alternativa ao empresário: ou fazia um aporte ou repassava as lojas ao Grupo.

Diante da situação o empresário optou pelo repasse e iniciou as demissões, mas no meio do caminho o Grupo voltou atrás da decisão acertada em contrato, transferindo os custos das rescisões para o empresário local.

Uma funcionária que não quis se identificar, disse que todos os colaboradores foram informados de que as rescisões seriam pagas pela indústria (o Grupo), mas até agora nada foi pago. “Houve uma quebra de contrato por parte da indústria. Então cobramos deles uma posição de quando vamos receber nosso salário, vale-alimentação, férias, nossos direitos. Estamos nos sentindo muito prejudicados, inclusive tem muitas pessoas passando necessidades”, contou.

Essa situação não é exclusividade da Paraíba, as informações sobre franquias da marca O Boticário que estão falindo têm se espalhado por todo o País. A empresa afirma que essas informações não são verídicas mas com uma busca rápida no Google que é possível tomar conhecimento de diversos casos.

Em São Paulo, a franqueada Izabel Litieri está passando pelas mesmas dificuldades relatadas por franqueados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraíba.

A história que esses empresários contam é a mesma: dificuldades financeiras causadas por erros de gestão. O Grupo Boticário criou um sistema de Vendas Direta que está achatando as franquias e causando inúmeros prejuízos resultando em falência de diversas lojas.

A empresária de São Paulo afirma que após a chegada desse sistema suas lojas passaram a ter dificuldades incalculáveis e que o Grupo Boticário passou a impor diversos obstáculos para os franqueados no tocante a pagamento das mercadorias.

Outro caso semelhante foi com o franqueado na cidade de Resende, na região do Vale do Paraíba Fluminense, que após questionar algumas diretrizes comerciais da empresa recebeu uma notificação do grupo que lhe dava 30 dias para encerrar as atividades das franquias. O empresário entrou na justiça e a 1 ª Vara Cível de Resende concedeu a liminar em favor do franqueado informando que o grupo tinha o dever de cooperar com o empresário.

Em Pernambuco, o franqueado da região de Serra Talhada, também cedeu suas lojas ao Boticário. O empresário João Duque de Souza, possuía diversas lojas várias lojas no interior do Estado.


Fonte: Redação com assessorias

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]