Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
10/03/2017 às 16h52

Geral

Santa Mônica: MPF recomenda ao Ministério da Saúde adequação de repasse ao Estado de Alagoas

Recursos da Rede Cegonha correspondentes aos leitos indisponíveis na maternidade devem ser direcionados a serviços em pleno funcionamento no estado

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) expediu recomendação ao Ministério da Saúde, no dia 7 de março, para que o órgão verifique a adequação do repasse de recursos relativos ao programa federal Rede Cegonha ao Estado de Alagoas considerando o número de leitos efetivamente disponibilizados aos pacientes, em especial na Maternidade Escola Santa Mônica.

Em caso de constatação de que a quantidade de leitos efetivamente disponibilizados ao público não corresponde aos recursos repassados pelo programa, o órgão federal deverá suspender os repasses em relação aos leitos de UTI Neonatal (11) e UCI Neo (15) não disponibilizados pelo Estado de Alagoas e pela Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal) na estrutura da Maternidade Escola Santa Mônica até que estejam em pleno funcionamento.

O MPF recomendou ainda que os recursos suspensos sejam remanejados para serviços que componham a Rede Cegonha no estado de Alagoas, que estejam efetivamente atendendo ao público e que, eventualmente, não estejam sendo contemplados pelo incentivo do programa federal.

A recomendação foi encaminhada à Procuradoria Geral da República (PGR) para direcionamento ao Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Maternidade Escola Santa Mônica foram cientificadas da expedição do documento.

A procuradora da República Roberta Barbosa Bomfim considerou, na recomendação, que os recursos do SUS devem ser utilizados de forma eficiente, garantindo a assistência adequada à população e, no caso de leitos não disponibilizados, a política pública traçada pela União para incentivo e promoção da assistência materno infantil através da Rede Cegonha não está sendo respeitada.

A representante do MPF em Alagoas observou ainda a previsão de expiração do prazo de validade do concurso da UNCISAL, que é julho de 2017. “Apesar das reuniões realizadas e dos prazos concedidos, o Estado de Alagoas e a UNCISAL ainda não apresentam uma perspectiva concreta de nomeação dos candidatos aprovados e, consequentemente, do prazo para abertura dos leitos em questão”, constatou.

Para a procuradora, “a situação se agrava a cada dia que passa, haja vista a deficiência na assistência prestada pela maternidade em razão do quantitativo reduzido de leitos e o transcurso de período já não razoável para que o Estado de Alagoas conclua o processo administrativo de nomeação e contratação”.

A procuradora da República estabeleceu ainda o prazo de 15 dias para que o Ministério da Saúde manifeste-se acerca do acatamento ou não da recomendação.

Atuação

O MPF/AL acompanha a situação da Maternidade Santa Mônica através do inquérito civil nº 1.11.000.000214/2015-31, instaurado em 2015. Juntamente com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), o MPF/AL tem realizado reuniões no intuito de viabilizar a abertura de tais leitos e cobra que a situação da Maternidade Santa Mônica seja solucionada.


Fonte: Ascom MPF/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]