Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/03/2017 às 11h38

Geral

Cidades inclusivas é o principal tema da 6ª Conferência Estadual das Cidades

De acordo com a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, esse momento é de buscar definições de políticas públicas voltadas para a população que mais precisa - Neno Canuto

A manhã deste sábado (25) foi marcada com a abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, com a presença da secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, do deputado Estadual, Galba Novaes, movimentos sociais, sociedade civil organizada, área acadêmica, entre outros.

Na ocasião, foi debatida a função social da cidade e da propriedade, sob a perspectiva inclusiva, participativa e socialmente justa. Alagoas é o terceiro estado do País a realizar a conferência dentro do prazo.

Ainda no decorrer do dia, haverá a apresentação dos resultados das 19 conferências municipais ocorridas ano passado, além de palestras, painéis e momentos de debate. As pautas envolvem habitação, saneamento, esgotamento sanitário, acessibilidade e mobilidade, entre outros.

De acordo com a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, esse momento é de buscar definições de políticas públicas voltadas para a população que mais precisa. “Estamos recebendo movimentos sociais, sociedade civil organizada, área acadêmica, para ouvirmos as demandas, e, dessa forma, levarmos para o Governo Federal uma direção em relação aos investimentos que serão aplicados”, explicou a secretária.

“O recurso é escasso, então é necessário que seja aplicado com o máximo de prioridade, com aquilo que, de fato, levará benefícios à população. O momento é muito bom”, ressaltou Aparecida.

Com o tema da palestra voltada para habitação e regularização fundiária, a professora de arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e PhD em Planejamento Urbano, Débora Cavalcanti, ressaltou que essa conferência faz parte de um planejamento inclusivo.

“Nós lutamos muito por uma cidade inclusiva, com participação, pois ela é de todos. A gestão e projetos governamentais precisam ser discutidos com a população. Hoje, em minha palestra, irei falar sobre habitação, que é um dos maiores componentes da cidade e precisamos avançar muito nisso”, colocou a professora.

Ela ainda ressalvou a importância dos estudantes de arquitetura presentes no evento. “Nós, enquanto arquitetos e urbanistas, temos uma responsabilidade social com a cidade, portanto, precisamos atuar e nos preocupar com o cotidiano do nosso povo”.

O evento ocorrerá até às 17h deste sábado e continua durante o domingo (26), das 8h às 18h.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]