A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, está desenvolvendo um projeto com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) mostrando a importância de se discutir e refletir com a comunidade formas de prevenção e combate a exploração sexual infantojuvenil.
Esta é a terceira fase do Projeto de Extensão da Faculdade de Serviço Social com a temática ‘Ações Estratégicas para Fortalecimento da Rede de Atendimento à Crianças e Adolescentes’ da Faculdade de Serviço Social da Ufal. A primeira fase destacou o trabalho infantil e a segunda as formas de abuso e exploração sexual infantil.
Na última segunda-feira (24), foi desenvolvido um trabalho com técnicos e facilitadores do Cras Cidade Sorriso e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes. Foi realizada uma roda de conversa, que destacou o papel e atribuições do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescentes (CMDCA), nos casos de abuso, exploração sexual e trabalho infantil. O conselheiro municipal da Criança e do Adolescente, Ewerton Rodrigues, e a conselheira tutelar, Clara Morgana, foram os palestrantes. Cada participante foi presenteado com um Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo a coordenadora do Cras Cidade Sorriso Mariele dos Santos, a terceira etapa permitiu uma ampla discussão sobre a importância do papel de cada serviço dentro da rede de atendimento para proteção integral. “Estamos trabalhando essa temática preventiva de combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil há cerca de três meses. Esse projeto desenvolvido pela professora doutora Márcia Costa, da Faculdade de Serviço Social, é uma grande oportunidade de nos capacitarmos na defesa dos direitos crianças e adolescentes” , explicou.
Além de palestras com os profissionais, a comunidade e usuários do Cras Cidade Sorriso participam dessas oficinas. No dia 6 de maio, será realizada uma oficina com os usuários. Já no dia 10 de maio, acontecerá uma mesa redonda com todos os atores sociais, representantes de instituições, que atuam no bairro do Benedito Bentes.
O Cras Cidade Sorriso, desenvolve, durante todo o ano, diversas oficinas, salas de espera, rodas de conversa e palestras sobre a prevenção de situações de risco e de vulnerabilidade social.O Cras Cidade Sorriso funciona no Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II), no bairro do Benedito Bentes, e atende também aos Conjuntos Bela Vista I e II, Moacir Andrade, Gajuru, Verdejantes III e Jorge Quintela.
Fonte: Assessoria