Dólar com. 4.9991
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
04/05/2017 às 18h13

Geral

AL vai contar com 21 mil testes rápidos de Zika para gestantes e recém-nascidos

Municípios alagoanos que possuem laboratórios serão referência para o teste

Com o teste rápido de Zika será possível identificar infecções recentes ou antigas pelo vírus em gestantes e recém-nascidos, até seis meses de vida - Foto: Carla Cleto

Alagoas recebeu 21 mil testes rápidos de Zika, enviados pelo Ministério da Saúde, para atender gestantes e recém-nascidos. A escolha dos municípios que irão disponibilizar os testes foi discutida durante reunião realizada nesta quinta-feira (04), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), em Maceió.

Participaram do encontro os coordenadores da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica dos 102 municípios do Estado. A relação dos municípios que serão referência para a realização do teste rápido de zika deve ser definida na próxima semana, uma vez que a estrutura do laboratório deve ter um ambiente para a coleta e armazenamento da amostra e uma centrífuga.

Com o teste rápido de Zika será possível identificar infecções recentes ou antigas pelo vírus em gestantes e recém-nascidos, até seis meses de vida. Os testes poderão ser realizados durante a gravidez, para acompanhar o desenvolvimento dos fetos e detectar se estão infectados pelo vírus da zika, que pode desencadear a microcefalia.

Aumento da Oferta – Segundo Cristina Rocha, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, os testes foram disponibilizados inicialmente no Hospital Escola Hélvio Auto, em Maceió. A partir de agora, o serviço será descentralizado, aumentando o número de gestantes e recém-nascidos atendidos pelo serviço público no Estado.

“Com o aumento da oferta de testes iremos detectar precocemente a infecção dos pacientes pelo vírus. Com isso, iremos melhorar o cuidado, o tratamento e as orientações, para evitarmos as consequências da doença nos recém-nascidos, como a microcefalia”, afirmou a superintendente.

Cristina Rocha ainda ressalta que, por meio do resultado, “os setores de vigilância dos municípios poderão combater o Aedes aegypti (vetor da dengue, zika e chikungunya) de maneira mais efetiva.

Isso porque, nos locais onde o teste der positivo, serão desenvolvidas ações para eliminar o mosquito, evitando que as novas gestantes sejam acometidas pela doença”, disse.

De acordo com Juliana Cavalcante, assessora da Biologia Médica do Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL), os testes rápidos de Zika são de triagem. Quando o resultado der positivo, as amostras serão encaminhadas para um exame de sorologia para a confirmação em um laboratório de referência indicado pelo Ministério da Saúde.

“O resultado demora cerca de 40 minutos para ser liberado. Isso porque a amostra precisa passar por uma centrífuga para que o soro seja separado do sangue, onde a quantidade de anticorpos será analisada”, afirmou a bióloga.

Indicações

As gestantes devem ser encaminhadas por um médico entre o quinto e o oitavo dia para a realização do teste rápido quando apresentarem uma suspeita clínica. Com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, febre baixa ou quando a ultrassonografia do feto indicar presença de calcificações cerebrais.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]