Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
10/05/2017 às 18h24

Geral

Edital dos concursos da PM e Corpo de Bombeiros será lançado até o final de maio

Cespe deve ser a banca responsável pela elaboração do certame

Ao lado do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Santos, o governador anuncia realização de concurso no Estado - Foto: Márcio Ferreira

O governador Renan Filho anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (10), durante transmissão ao vivo (live) em suas redes sociais no Facebook e Instagram, que até o final de maio deste ano lançará o edital para realização do concurso público destinado ao provimento de mil vagas na Polícia Militar (PM) e 150 no Corpo de Bombeiros Militar (CB).

Ao lado do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Santos, o governador revelou que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília (DF), será a instituição responsável pela elaboração dos certames.

As provas serão aplicadas em dias distintos para a PM e Corpo de Bombeiros e com uma semana de intervalo entre os dois, para dar oportunidade a quem deseja se submeter às duas seleções. A idade máxima para os inscritos será de 30 anos.

“Estamos trabalhando duro para, ainda no mês de maio, divulgar o edital para o concurso público. Hoje (quarta-feira) sai da Secretaria da Fazenda para a Secretaria de Planejamento a autorização para a liberação do edital. Depois  disso, caberá à Secretaria de Planejamento cuidar do edital, em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado, para que a gente possa publicá-lo”, revelou o governador.

O secretário de Planejamento, Fabrício Santos, esclareceu que a necessidade de lançar o edital até o final de maio – “ou um pouquinho mais adiante” – é para garantir segurança jurídica à realização do certame e evitar contratempos.

“Estamos debruçados há algum tempo nessa questão, discutindo com a equipe técnica, inclusive com a própria Procuradoria, para termos toda a segurança jurídica de que, ao lançarmos o edital, a gente consiga cumprir todo o cronograma nesse segundo semestre”, afirmou Fabrício Santos.

Ele revelou que vai a Brasília nesta quinta-feira (11) e que as tratativas com o Cespe estão bem encaminhadas, mas que ainda depende de um entendimento por parte da Procuradoria-Geral do Estado no que diz respeito à contratação.

“Vamos, sem dúvidas, ter um concurso em Alagoas que selecione quem estuda, quem se prepara, para que tenhamos uma Polícia Militar e um Corpo de Bombeiros cada vez melhores para atender ao cidadão. Esse é um compromisso nosso”, enfatizou Renan Filho.

Novo momento

Durante a transmissão, o governador adiantou que lançará, em breve, editar do concurso para a Educação, voltado ao preenchimento de vagas destinadas às escolas em tempo integral.

“Alagoas vive um momento diferente de outros estados do Brasil. Enquanto pelo País afora muitos estados sequer conseguem pagar a folha dos seus servidores, aqui em Alagoas a gente está com o Governo em dia, com a cabeça erguida e enfrentando a crise com dedicação e trabalho. Isso é importante porque dá, sobretudo, segurança ao cidadão alagoano”, destacou Renan Filho.

Ele recordou que, quando candidato ao Governo do Estado, garantiu que priorizaria a Segurança Pública, a Saúde, a Educação e a Infraestrutura, com o objetivo de promover o desenvolvimento do Estado.

“Ao lançar, primeiro, os concursos para a Educação e a Segurança Público, eu sigo fazendo o que tenho feito desde o primeiro momento que assumi o Governo. Você se lembra: nós contratamos policiais militares por concurso, chamamos 800 da reserva técnica, chamamos a reserva do CFO [Curso de Formação de Oficiais], e, em breve, vamos chamar a parte final dessa reserva; chamamos professores para a Uneal, para a Uncisal; chamamos médicos, enfermeiros, também por concurso, para reabrir a Maternidade Santa Mônica, de maneira que esses atos todos têm construído condições para que Alagoas possa avançar”, finalizou.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]