Dólar com. 5.4546
IBovespa 3
01 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes será relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF
17/05/2017 às 09h53

Geral

Usuários de Caps apresentam intervenção artística em Maceió

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Casa Verde durante ação no Maceió Shopping que atraiu centenas de pessoas - Carla Cleto

Uma intervenção artística protagonizada por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Verde, que possuem algum tipo de transtorno mental, atraiu os olhares de clientes, comerciantes e trabalhadores do Maceió Shopping, localizado no bairro Mangabeiras, em Maceió. A apresentação teatral ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado nesta quinta-feira (18).

O trabalho desenvolvido pelos usuários do Caps Casa Verde é produto do tratamento alternativo realizado por meio de oficinas de teatro, coordenadas pelo estudante de teatro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Henrique Souza. “Eles puderam se expressar e dizer o que pensam e querem de uma forma divertida e por meio de músicas. Isso deixa o ambiente mais leve e propício para os espectadores entenderem o sofrimento que cada um passa diariamente por causa da doença”, salientou.

Durante a intervenção artística, a estudante Claudeane Lima, 22 anos, entrou no meio da roda para interagir com os integrantes do grupo. “Quando eu entrei na roda pude perceber a força de cada uma dessas pessoas, o companheirismo que existe entre elas, e senti um ambiente muito aconchegante”, ressaltou.

Outra espectadora do ato foi a aposentada Maria Pureza Santos, 78 anos, que destacou a importância das danças, depoimentos e músicas para o êxito do tratamento dos usuários do Caps Casa Verde. “Com essa apresentação eles conseguiram reafirmar que todos nós somos normais e as pessoas diferentes são aquelas com preconceito e que não entendem as situações vivenciadas pelos outros”, disse.

Para Telma Cunha, assessora técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ação apresentada pelos usuários do Caps Casa Verde mostra que o tratamento dos portadores de transtornos mentais não deve se restringir apenas aos hospitais psiquiátricos. “Estamos evidenciando que os pacientes portadores de transtornos mentais têm a possibilidade de tratamentos alternativos, como os serviços oferecidos pelos Caps”, afirma.

Exposição

Paralela à intervenção artística, os usuários dos Caps de Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Capela, Olho d’Água das Flores, Joaquim Gomes, Quebrangulo, Atalaia, Maceió, Campo Alegre, Viçosa, Ibateguara e Inhapi expuseram os produtos produzidos por eles. O material, que também foi comercializado, é fruto das oficinas de economia solidária desenvolvidas pela Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau.

“Os usuários dos Caps confeccionam produtos manufaturados e pinturas, a exemplo de chinelos, chaveiros, pastas, pesos de porta, como parte do Programa de Geração de Renda. Com esta iniciativa, eles mostram as suas habilidades artísticas, interagem na sociedade e ainda obtém um pouco de dinheiro”, explicou a assessora técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, Telma Cunha, ao informar que, nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, será realizada uma panfletagem no Calçadão do Centro de Maceió, em alusão do Dia Nacional de Luta Antimanicomial.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]