Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
31/05/2017 às 19h04

Geral

Sesau alerta sobre risco de acidentes com escorpiões em locais afetados pela chuva

População deve seguir medidas de prevenção e procurar assistência em caso de acidentes

Em caso de picadas por escorpiões, o paciente pode procurar os Ambulatórios 24 Horas ou o Hospital Hélvio Auto - Foto: Olival Santos

No período de fortes chuvas, como o vivenciado por Alagoas, os animais peçonhentos, a exemplo de escorpiões, ficam desalojados de suas tocas. Uma situação que contribui para aumentar o número de acidentes, segundo alerta a coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Silvana Tenório.

E, para que os moradores de áreas afetadas pelas enchentes não sejam atacados por esses animais é necessário adotar alguns cuidados. Além de utilizar botas ou plásticos para proteger os pés ao andar em áreas alagadas, Silvana Tenório afirma que é necessário que os sapatos e tênis sejam analisados antes de serem calçados, uma vez que os escorpiões podem se esconder dentro deles.

“É importante ficar alerta e procurar assistência médica em casos de acidentes”, alertou a coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores Sesau. Ela salientou, ainda, que as camas não podem ficar encostadas nas paredes, uma vez que os escorpiões podem subir e picar as pessoas enquanto dormem.

Assistência

Silvana Tenório destacou que, em casos de picadas por escorpiões, o paciente pode procurar atendimento nos Ambulatórios 24 Horas ou no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA). “O primeiro atendimento pode ser feito nos Ambulatórios que, em caso de necessidade, encaminham o paciente para o Hospital Escola Hélvio Auto”, esclareceu a técnica.

Em Maceió os Ambulatórios funcionam 24 horas, todos os dias da semana. O Assis Chateaubriand está localizado no Tabuleiro do Martins; o Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; o Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira; o João Fireman, no Jacintinho, e o Noélia Lessa, no bairro da Levada.

Dados de acidentes

De acordo com dados do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Sesau, em 2017 foram registrados 3.123 acidentes com escorpiões em Alagoas, sendo 1.329 em Maceió. “Este ano houve um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano passado, onde foram contabilizadas 2.861 ocorrências”, destacou Silvana Tenório.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]