Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
03/06/2017 às 09h54

Geral

Exército inicia montagem do Hospital de Campanha para atender vítimas das enchentes

Unidade de saúde do Exército está sendo montada no Polo Industrial de Marechal Deodoro

Estrutura móvel estará localizada em um terreno estratégico, a cerca de 20 km do Centro de Marechal Deodoro e Pilar, e a 30 km do Centro de Atalaia - Foto: Olival Santos

O Hospital de Campanha para atender as vítimas das enchentes de Marechal Deodoro, Pilar e Atalaia – municípios mais castigados pelas chuvas – começou a ser montado no final da tarde desta sexta-feira (2), no Polo Industrial de Marechal Deodoro, na antiga Fábrica Jaraguá. A estrutura deve ser totalmente erguida ainda neste fim de semana e, posteriormente, a unidade de saúde já irá começar a funcionar, segundo cronograma estabelecido pelo Exército Brasileiro.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a implantação do Hospital de Campanha do Exército foi estratégica e a unidade será de grande importância para os moradores de Marechal Deodoro, Pilar e Atalaia.

“Graças à parceria com o Exército Brasileiro, o Governo do Estado não tem medido esforços para assegurar uma assistência qualificada às vítimas das enchentes. Estamos atuando para minimizar a dor e o sofrimento de centenas de alagoanos, que podem ser acometidos pelas doenças de veiculação hídrica”, salientou o gestor da saúde estadual.

A estrutura móvel estará localizada em um terreno estratégico, localizado a cerca de 20 km do Centro de Marechal Deodoro e Pilar, e a 30 km do Centro de Atalaia. Trazido de Recife, em Pernambuco, o Hospital de Campanha conta com 10 módulos e possui uma área total de 900 m², com capacidade para abrigar até 24 leitos de enfermaria, assegurando a assistência à população dos três municípios.

Segundo o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Carlo Endrigo Nunes, o hospital irá atender moradores dos três municípios, uma vez que diversas unidades de saúde foram destruídas, alagadas ou tiveram seus equipamentos danificados. Trinta e seis profissionais irão atuar no Hospital de Campanha, sendo seis médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

“Além de atendermos à população que apresente outros problemas de saúde, também iremos nos concentrar nas doenças de veiculação hídrica. Uma vez que, após enchentes, geralmente aparecem surtos de diarreia aguda, leptospirose, hepatite A e as infecções respiratórias nos idosos”, salientou Carlo Endrigo Nunes.

Atendimento

O tenente-coronel do Exército Brasileiro informou que o Hospital de Campanha irá atender pacientes triados por profissionais da Atenção Básica de cada município. Os pacientes atendidos pela unidade e que necessitarem permanecer internados serão encaminhados para leitos do Hospital Geral do Estado (HGE) ou, no caso das vítimas de doenças infectocontagiosas, para o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), ambos em Maceió.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]