Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
10/06/2017 às 08h40

Geral

Maternidades farão testagem rápida para prevenção da Hepatite B

Ascom/SMS

A Gerência de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem colocando em prática uma importante medida para prevenir a transmissão vertical – da mãe para o bebê, no momento do parto – do vírus da Hepatite B. Técnicos capacitam profissionais das maternidades para implantação efetiva da testagem rápida pra Hepatite B nas instituições hospitalares conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió

Atuando conjuntamente, a técnica responsável pelas ações relacionadas à transmissão vertical do HIV e da Sífilis da SMS, Suely Rodrigues, e a gerente de Prevenção e Controle das ISTs no município, Mardjane Lemos, têm visitado as maternidades de Maceió, sensibilizando, orientando e supervisionando as condições para a implantação do teste rápido para Hepatite B nesses locais.

“Essa medida é importante na prevenção da transmissão vertical do vírus da doença, pois sua detecção antes do parto permite a adoção de outros procedimentos, como o uso da vacina e de imunoglobina nas primeiras horas de vida do recém-nascido, impedindo que ele venha a desenvolver a Hepatite Crônica, como ocorre em 90% dos casos em que há a transmissão”, afirma Mardjane Lemos.

Paralelamente, os técnicos Suely Rodrigues e Samuel Delane também vêm realizando capacitações para os profissionais das maternidades, visando a implantação efetiva da testagem rápida pra Hepatite B nas instituições hospitalares conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió.

As capacitações já foram realizadas nas maternidades Nossa Senhora da Guia, do Hospital Universitário, do Hospital do Açúcar e Santa Mônica, sendo sempre direcionadas aos profissionais de medicina e enfermagem dessas instituições. Além destas, a maternidade Nossa Senhora de Fátima também já passou por sensibilização e supervisão.


Fonte: Ascom/SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]