Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/06/2017 às 20h30

Geral

Líderes da UE apoiam avanços em negociações comerciais com México e Mercosul

Os líderes da União Europeia (UE) apoiaram nesta sexta-feira (23), durante a cúpula de dois dias que termina hoje em Bruxelas, os progressos registrados nas negociações comerciais do bloco com o México e com o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), mas também com a região da Ásia-Pacífico. A informação é da agência EFE.

Na reunião, o Conselho Europeu (CE) apoiou os avanços nas tratativas comerciais da UE e destacou que o objetivo dessas conversações é alcançar "ambiciosos e equilibrados acordos de livre comércio, com reciprocidade e benefícios mútuos".

A UE e o México iniciaram em maio de 2016 as negociações para atualizar o seu Acordo Global, um amplo projeto de associação que inclui um tratado de livre comércio em vigor desde o ano 2000. A ideia é modernizá-lo para adaptá-lo aos desafios comerciais do século 21. E em fevereiro último, após o protecionismo adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, UE e México concordaram em acelerar suas negociações para fechar um novo acordo o mais rápido possível.

Mercosul

Por outro lado, as negociações para um acordo de associação com o Mercosul seguem enfrentando impedimentos em questões agrícolas e de acesso aos mercados, ainda que estejam avançando. Na última rodada de negociações em Buenos Aires, em março, as duas partes fundiram suas respectivas propostas em diversos textos, e o trecho dedicado à concorrência conseguiu a autorização dos negociadores.

Segundo a UE, para o Mercosul era "difícil aceitar um texto separado sobre agricultura", como propõe o bloco europeu. As partes tampouco chegaram a abordar ofertas de acesso a mercados, uma das áreas mais complicadas de serem resolvidas para fechar o acordo.

Os agricultores europeus seguem preocupados com as importações dos produtos que chegam do Mercosul, especialmente de países como o Brasil, maior exportador mundial de carne bovina e de frango. Por outro lado, as partes chegaram a acordos sobre procedimentos de licença para a importação e exportação, eliminaram ressalvas em áreas como a definição de direitos alfandegários e fizeram progressos em bens remanufaturados.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]