Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
24/06/2017 às 15h00

Geral

Escolas estaduais promovem São João temático dos 200 anos de Alagoas

Na Escola Estadual José Aprígio Vilela, em Teotônio Vilela, alunos participaram de gincana com apresentações e culturais e comidas típicas

Cada turma abordou um tema relativo ao Estado, como personalidades, religiosidade, economia, esporte, belezas naturais e vultos históricos - Foto: Valdir Rocha

A comemoração dos 200 anos de emancipação política de Alagoas será tema de diversas ações em todo o Estado até o fim do ano. Na rede pública estadual não é diferente e a temática inspira diversas gincanas juninas.

Esta semana, na Escola Estadual José Aprígio Vilela, em Teotônio Vilela, os alunos do ensino integral esbanjaram talento e criatividade em apresentações culturais e barracas de comidas típicas, que uniram o bicentenário e as festas juninas.

Cada turma teve a missão de abordar uma temática relativa ao Estado – personalidades, religiosidade, economia, esporte, belezas naturais e vultos históricos.

Os estudantes participaram de animadas e acirradas disputas, a exemplo da melhor encenação de casamento matuto e melhor barraca de comidas típicas. Cada turma também trouxe um bolo temático alusivo aos 200 anos.

“Escolhemos falar da história de Alagoas e suas riquezas. Cada turma, sob a orientação de um professor, empenhou-se bastante para essa gincana e, ao final, são premiadas as turmas com o melhor desempenho da 1ª, 2ª e 3ª séries. O bicentenário será tema de diversos outros eventos nossos, a exemplo de sarau literário, no dia 18 de julho, e a edição 2017 de nossos Projetos Integradores”, conta o professor de História, Espedito Lima, um dos coordenadores da gincana.

Os alunos também relatam como se prepararam para o evento. “Esta foi minha primeira gincana e, por dois dias seguidos, trabalhamos sem parar em nossas apresentações”, relata Gabrielle Matias, da 1ª série. “Nos preparamos a semana toda para a gincana. Fizemos um bolo de três andares”, informa Eliane dos Santos, da 2ª série.

De volta pra casa

A gincana também foi uma experiência especial para o grupo de jurados, composto por ex-alunos e uma ex-funcionária que, no passado, tiveram atuação destacada no evento.

É o caso de Vitória Souza, hoje estudante de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A garota viveu a alegria de, ao lado dos seus colegas, ser uma das vencedoras da gincana de 2016. Este ano, quando recebeu convite para ser jurada, não pensou duas vezes.

“As gincanas sempre foram muito competitivas e todos dão o melhor de si para representar a sua turma. Estar de volta, desta vez como jurada, é gratificante, pois a Ejav é, para mim, uma família”, fala Vitória.

A diretora Leda Regina dos Santos também externa sua alegria por reencontrar os antigos alunos. “Quando os convidamos para serem jurados e vimos os sorrisos em seus rostos, foi gratificante. É muito bom revê-los”, afirma a gestora.

Leda diz ainda que a gincana junina ajuda os alunos a se preparem para os Projetos Integradores – projeto multidisciplinar da escola - que tradicionalmente têm sua culminância no fim do ano.

“Teremos uma série de atividades voltadas ao bicentenário de Alagoas e a culminância será justamente com os Projetos Integradores. Para as turmas de 1ª série, que chegaram este ano à escola, a gincana é uma introdução a uma série de ações coletivas que teremos até o fim de ano”, explica a diretora.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]