Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
26/06/2017 às 22h30

Geral

Transparência Maceió terá tradução para Libras

Neander Teles (SMCI) e Ronaldo Tenório (Hand Talk) assinam contrato

O Portal da Transparência de Maceió será traduzido para Libras, a língua brasileira de sinais. Com isso Maceió consolida-se como o primeiro site de transparência municipal, no país, a agregar a ferramenta Hand Talk. Ela fará a tradução dos relatórios e dos dados contábeis e financeiros disponibilizados no Portal da Transparência, em tempo real, com a ajuda do intérprete virtual, Hugo. O serviço estará disponível até o início de julho.

O contrato assinado hoje entre o secretário municipal de Controle Interno (SMCI), Neander Teles Araújo, e um dos criadores do aplicativo alagoano Hand Talk (Mãos que Falam), Ronaldo Tenório, permitirá a adequação do Portal da Transparência do Município de Maceió à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/ 2015), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Mais que atender à legislação, agregar a ferramenta Hand Talk ao portal de Transparência de Maceió atende a critérios de acessibilidade e usabilidade exigidos atualmente pelos órgãos de fiscalização, destaca o secretário da SMCI, Neander Teles. “A contração da Hand Talk, criadora e detentora do único aplicativo Tradutor Automático de Conteúdos de Sites para Libras permite a acessibilidade, um dos pilares da transparência, a uma parcela significativa da sociedade brasileira”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 360 milhões de deficientes auditivos no mundo, e 9,7 milhões no Brasil, segundo dados do Censo IBGE 2010. A estimativa é que em todos os estados da federação, a população deficiente auditiva gire em torno de 5%. A maioria dos surdos não compreende bem o português e comunicam-se exclusivamente por meio de Libras.

“Com a contratação da Hand Talk, queremos valorizar uma startup genuinamente alagoana, premiada internacionalmente, que faz um grande serviço de inclusão social”, sublinha Neander Teles.

Transparência
O aplicativo vai agregar um público específico e possibilitar que esta ferramenta seja vista como diferencial para a qualidade da informação dos portais de transparência, critério já utilizado em pesquisas no Brasil realizadas pelo Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União.

O co-fundador e CEO da Hand Talk, Ronaldo Tenório, ficou satisfeito com a parceria. “O aplicativo tem mais de um milhão de downloads de usuários que já utilizam a ferramenta, que impacta não só a pessoa deficiente auditiva, mas quem está ao redor dela, como seus familiares, parentes, amigos. Eles vão passar a enxergar a instituição como um lugar que se preocupa com o outro”.

Ronaldo Tenório concorda que a tradução em Libras dialoga com a transparência. “O ponto é falar para todos. Transparência acho que é isso, deixar transparente para todos e esse ponto (o portal) estava até o momento não transparente para os surdos, isto é, existia a barreira de comunicação e agora essa população vai ter acesso”, finalizou.


Fonte: Ascom SMCI

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]