Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/07/2017 às 11h03

Geral

Gestores aprimoram técnicas de liderança para o setor público

Potencializar a prestação do serviço público por meio do conhecimento é um dos principais objetivos da Escola de Governo de Alagoas (Egal). E é justamente isso que gestores de diversos órgãos e secretarias do Estado vêm aprendendo a pôr em prática com o auxílio do curso de Desenvolvimento Gerencial, ofertado pela instituição que é vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

De acordo com o professor Paulo Imbuzeiro, o intuito do curso é fazer com que os gestores assimilem as principais estratégias de gestão da atualidade e que adequem os conhecimentos obtidos para as particularidades de suas rotinas de trabalho.

“Todos os servidores do curso têm a oportunidade de vivenciar temáticas do dia a dia deles, trabalhamos seus principais desafios e os preparamos para saírem da Escola com um outro olhar a respeito da gestão pública. O intuito é formar líderes para uma gestão mais eficiente e eficaz”, explica.

Para a superintendente da Escola de Governo, Andréa Holanda, as demandas da sociedade têm feito com que a administração pública se reinvente e modernize suas práticas de gestão. Segundo ela, o início disso tudo não pode partir de outro ponto que não seja o conhecimento.

“Hoje, as instituições que querem entregar uma prestação de serviço de qualidade devem estar atentas e realizar análises críticas de suas práticas de gestão, mas essa visão estratégica depende de pessoas capacitadas, que tenham as teorias e práticas necessárias para transformar a realidade em que vivem. Esse curso é só um exemplo de como a profissionalização é essencial para entregar um serviço público eficiente e atual para a população alagoana”, pontua a superintendente da Egal.

Servidora do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), a alagoana Vanessa Almeida foi uma das gestoras que passaram pelo curso de Desenvolvimento Gerencial.  Para ela, o diferencial da capacitação foi a oportunidade de colocar em prática, ainda em sala de aula, as técnicas e teorias relacionadas ao tema.

“É a primeira vez que eu faço um curso da Escola e acho que abri com chave de ouro. Consegui resolver e aprimorar muitas das situações com as quais eu lido diariamente lá no hospital. O método do curso foi imprescindível, somos pessoas de diversas instituições do Estado e acredito que todos conseguimos alcançar o objetivo proposto”, afirma.

Para a servidora da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) Suely Pedrosa, as profissionalizações promovidas pela Escola de Governo refletem a preocupação do Estado em manter o funcionalismo cada vez mais atualizado.

“Esse foi meu segundo curso e eu estou impressionada com o nível da Escola. Às vezes, como em qualquer outro trabalho, a gente acaba se acomodando com o tempo, mas essas iniciativas estimulam o aprendizado e isso faz toda a diferença no dia a dia de trabalho e na vida. Ficamos mais motivados e, consequentemente, mais felizes”, explica Suely.

Expectativa é que mais servidores sejam capacitados no curso de Desenvolvimento Gerencial ainda no segundo semestre deste ano. 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]