Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
17/08/2017 às 16h00

Geral

Inscrições para Certificação de Jovens e Adultos terminam nesta sexta-feira (18)

Os interessados em tentar a certificação de conclusão do Ensino Médio, realizada por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), têm até 11h59 desta sexta-feira (18) para realizar as inscrições. A partir deste ano a prova substitui o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de certificação da conclusão do Ensino Médio.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do link https://goo.gl/HRpn4S. Para conferir o certame completo, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico https://goo.gl/gyHChx.

Além do Ensino Médio, o teste proporciona também uma oportunidade de certificação para os que não concluíram o Ensino Fundamental. Para essa categoria, os candidatos devem ter no mínimo 15 anos de idade. Já para o Ensino Médio, a pessoa deve ter a idade mínima de 18 anos.

O Ministério da Educação (MEC) oferta ainda a possibilidade aos candidatos que não concluíram o Ensino Fundamental e desejam obter a certificação do Ensino Médio. Eles poderão optar por um ou outro nível de ensino, não sendo obrigatória a conclusão do Fundamental para pleitear o Ensino Médio.

Pólos Estaduais

No Estado de Alagoas, seis polos estão sendo disponibilizados para a aplicação do Encceja. Eles ficam localizados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

De acordo com a coordenadora do exame no Estado, Mônica Sarmento, as unidades que irão sediar o exame serão definidas de acordo com o número de inscritos, para possibilitar que eles tenham as condições necessárias para fazer a prova.

A emissão dos documentos certificadores será responsabilidade das secretarias estaduais de Educação ou das instituições que firmarem adesão junto ao Inep.

Confira abaixo o cronograma:

EncCeja Nacional – inscrições de 7 a 18 de agosto; aplicação em 8 de outubro;

Encceja Nacional para Pessoas Privadas de Liberdade – inscrições de 21/08 a 1/9; aplicação em 24 e 25/10;

Encceja Exterior – inscrições já terminaram; aplicação em 10 de setembro;

Encceja Exterior para Pessoas Privadas de Liberdade – inscrições já terminaram; aplicação de 11 a 22/09.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]