Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/08/2017 às 19h30

Geral

Crianças visitam quartel na programação alusiva ao Dia do Soldado

Mais de 1000 crianças e adolescentes participaram de oficinas, palestras e brincadeiras com os militares

Polícia Militar recebe visita de crianças em comemoração ao Dia do Soldado - Foto: Cortesia/Arquivo pessoal

Com a proximidade do Dia do Soldado, celebrado no próximo dia 25 de agosto, vários batalhões operacionais da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) abriram suas portas para receber crianças que estudam em escolas públicas e particulares da capital alagoana. Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto a rotina dos policiais, os serviços que executam, seus equipamentos e viaturas, além das instalações de cada local visitado.

 O 5º Batalhão de Policiamento Militar (BPM), com sede no bairro do Benedito Bentes, recebeu nessa segunda (21) e terça-feira (21) cerca de 500 alunos oriundos das instituições de ensino: Colégio Mérito, Colégio Fantástico, Centro de Ensino Porto seguro, Escola Aquarela e Creche Rodrigues Alves.

Com o apoio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), as crianças participaram de oficinas e palestras, além de conhecerem o Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon), a cavalaria da PM.

O comandante da Unidade, major Mário Palmeira, destacou a importância de momentos como esse que aproximam e integram a polícia e a sociedade, além de ajudar a desmistificar o preconceito existente, imbuindo nelas o desejo de seguirem o caminho do bem.

“Muitas dessas crianças, até hoje, só conheciam a polícia através de ações repressivas, atuando nas comunidades onde elas residem, por se tratar de áreas consideradas críticas quanto ao índice de violência. Hoje, porém, puderam ter uma nova experiência e conhecer nossa rotina, nossa missão que é protegê-las, além de ofertar a cada uma desses meninos e meninas um pouco de lazer, abraços, carinho e amor”, explicou o oficial.

No Stand do BPA, as crianças aprenderam a importância da preservação da fauna e da flora, além de conhecerem algumas armas utilizadas para a caça. Teve ainda passeio em viaturas, a cavalo, distribuição de lanches e muita diversão.

A Base Comunitária de Segurança do conjunto Santa Maria, pertencente ao BPGd, recepcionou na segunda-feira (21), os alunos do projeto Pelotão Mirim, recentemente implantado na Unidade.  O Evento, além de contar com a presença do comandante do BPM, major Wagner Coutinho, e de integrantes da BCS, contou com o apoio de equipes do Grupamento Aéreo e do RPMont.

As crianças e adolescentes da comunidade, oriundas de escolas da rede pública, participaram de palestras e oficinas sobre civismo, ordem unida e salvamento de vidas; além de realizarem passeios a cavalo e degustarem de um delicioso lanche coletivo.

Na última quarta-feira (16), os alunos do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, do Colégio Santa Tereza, visitaram as instalações do Bope, onde puderam interagir com os militares que demonstraram um pouco de seu trabalho, além de expor aos pequenos alguns dos equipamentos que utilizam em seu dia a dia operacional.

As crianças interagiram com os cães adestrados do Canil, os animais apresentaram técnicas de guarda e proteção, no qual o cão é treinado para agir durante as intervenções e operações policiais. Eles brincaram de cabo de guerra, entraram em viaturas.

Ao longo de todas as visitas a alegria, a curiosidade, o carinho e a sensação de proteção estiveram estampados nos olhos, que vez ou outra deixava escapar o sonho e desejo de também ser um policial militar.

O estudante Nicholas Zion, de sete anos, falou da importância do soldado na sociedade. “O soldado é muito importante porque ele protege nossa cidade, nosso País e todas as pessoas. Foi bom vir ao quartel! Gostei dos cães, das viaturas e dos policiais, pois eles são legais. Quando eu crescer, se eu não for um jogador de futebol, serei um capitão militar”, disse sorridente o aluno do 2º ano.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]