Dólar com. 5.0081
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
19/09/2017 às 23h20

Geral

Desenvolve promove feira de produtos orgânicos em Maceió

A população de Maceió poderá adquirir frutas, legumes, verduras, além de bolos e biscoitos, produzidos e cultivados por agricultores familiares de diversos municípios, sem o uso de agrotóxicos.

É que, a partir de quinta-feira (21), a Desenvolve promoverá a Feira Livre de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, que funcionará sempre às quintas-feiras, durante seis semanas, das 8h às 14h, no estacionamento do Parque Shopping Maceió, próximo à entrada do supermercado Unicompra, em Cruz das Almas.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) e o Parque Shopping, com a proposta de ofertar à população produtos mais saudáveis e produzidos por pequenos produtores de vários municípios alagoanos, como Maragogi, São José da Tapera, União dos Palmares, Piranhas, Flexeiras, Joaquim Gomes e Matriz de Camaragibe.

Para o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, a procura por alimentos livres de agrotóxicos tem aumentado entre os consumidores em geral, que têm se preocupado cada vez mais em ter uma alimentação saudável.

“Além de consumir produtos mais saudáveis, quem adquirir os alimentos comercializados na Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos fomentará a agricultura familiar, além de fazer economia, porque os preços são muito acessíveis”, disse Rafael Brito.

Segundo o secretário, a determinação do Governo do Estado é não medir esforços para atender às iniciativas da comunidade, principalmente neste caso que tem o objetivo de valorizar os pequenos produtores familiares de Alagoas, oferecendo produtos totalmente saudáveis para a população.

Para a vice-presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Dandara, em Maragogi, Laudicéa Silva, este tipo de oportunidade dá destaque aos produtos oriundos do interior, além de favorecer a ampliação da comercialização. As 115 famílias ligadas à associação do litoral Norte, criaram uma Casa de Farinha, mas produzem também algumas frutas, como banana, côco e maracujá, que deverão ser comercializadas na feira, juntamente com a farinha, massa puba e goma.

Entre os produtos a serem comercializados por cerca de 15 agricultores, em nove barracas padronizadas, estão a macaxeira, batata doce, laranja, limão, mel, coentro, couve-flor, feijão verde, abóbora, alface, além de inúmeras ervas e temperos.

Para o agricultor familiar Afonso de Almeida, que produz mudas de ervas e temperos em Santa Luzia do Norte há, pelo menos, três anos, a realização da Feira de Produtos Orgânicos irá agregar valores e já está deixando os produtores eufóricos com a possibilidade de aumentar a produção e valorizar mais seus produtos.

“Estamos entusiasmados com esta feira, e eu já estou com medo de não dar conta, devido à demanda, que deverá ser grande. Mas, se Deus quiser, vamos aumentar nossa produção para atender todo mundo, com preço mais barato e com um ganho maior, pois venderemos diretamente para a população”, explicou o produtor.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]