Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
19/09/2017 às 18h31

Geral

Mais de 100 mil pessoas prestigiaram festa dos 200 anos de AL no Jaraguá

Virada Cultural foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal - Foto: Agência Alagoas

“Alagoas meu sol, meu pedaço de chão...” Não é preciso terminar a música para ter saudade do último fim de semana. A virada Cultural foi um marco no Bicentenário de Alagoas. Durante dois dias (16 e 17 de setembro), artistas locais e nacionais fizeram parte da programação ininterrupta do final de semana. As ruas do histórico bairro de Jaraguá ganharam mais vida quando foram preenchidas por música, dança, moda, gastronomia e mais uma série de atrações que levaram cerca de 100 mil pessoas às ruas.

Com sete polos espalhados pelo Jaraguá artistas locais se apresentavam na Praça Dois Leões, enquanto o Iphan oferecia ao público apresentações de música clássica e a Associação Comercial abrigava grupos culturais típicos do Estado. Já no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), a criançada pôde participar de contações de histórias. O Arquivo Público de Alagoas (APA) foi o palco da moda, onde alunos da Escola Técnica da Ufal poderam apresentar seus trabalhos. A Praça Marcílio Dias foi sede da música alternativa, e, no estacionamento do Jaraguá, artistas nacionais, juntos aos da terra, fizeram a festa do público que deu preferência a uma programação mais animada.

“A Virada Cultural foi uma grande festa! As comemorações do Bicentenário de Alagoas, que iam de moda a música, foram abraçadas pelos alagoanos durante todo o fim de semana. A receptividade do público só mostra como é importante realizar eventos que valorizem a cena local”, afirmou a Secretária de Cultura Mellina Freitas.

E como a Virada Cultural veio para ficar, nada melhor do que ouvir a opinião dos artistas que contribuíram para que a Festa do Bicentenário fosse inesquecível. “A $ifrão é uma banda com mais de 15 anos de história e posso dizer que nesse tempo todo de carreira nós nunca vimos uma iniciativa como essa, partindo do Governo do Estado. Ter a oportunidade de mostrar nosso som na virada cultural aumentou a autoestima da banda. E saber que a partir de agora a Virada Cultural entrou no calendário oficial de comemorações do Estado nos reafirma aquilo que já sabíamos: É possível ser valorizado pela nossa música autoral em Alagoas. Ontem, também recebemos a notícia de que fomos selecionados para outro edital, por meio da Secult iremos participar do Festival Pôr do Sol ainda este ano. Para uma banda que foge do circuito sertanejo-forró-axé, participar de eventos como esse nos motiva a seguir em frente”, disse o cantor Marcos Bruno, vocalista da banda $ifrão, que se apresentou na Praça Marcílio Dias.

E nem só de música foi feita a Virada. Para a coordenadora do curso de Produção de Moda da Escola Técnica da Ufal, Lili Menezes, a iniciativa do Governo do Estado em dar a visibilidade merecida à moda na comemoração dos 200 anos foi um grande passo para o avanço do segmento em Alagoas.

“São pessoas que precisam ser reconhecidas, são trabalhos que precisam ser mostrados. O nosso curso de moda é o único no Estado, e, com certeza, é um momento especial para todos que fazem ele”, Lili Minezes.

Com a vasta programação no Iphan, grupos e corais apresentaram a música clássica para o público que parecia encantado com a harmonia das notas. “Foi muito gratificante fazer parte dessa grande festa. Tenho certeza que nós e outros corais que participaram, saíram da Virada mais motivados à levarem a música clássica para todo o Estado. Só tenho a agradecer a oportunidade que a Secult nos deu”, conta a maestrina do Coro Vozes do Coruripe, Elisângela Leandro.

Assinando a autoria da música Alagoas 200 anos, o canto Junior Almeida  também deu o seu show. “Fiquei super feliz de participar da Virada. Para mim, foi um momento de confraternização, já que pelo Jaraguá encontrei tantos amigos artistas locais também mostrando o seu trabalho. O evento movimentou o meio musical, não só nós artistas demos um show, mas, toda a produção envolvida. Parabenizo a iniciativa do Governo do Estado por ter a ousadia de fazer um evento como este e espero que, a partir de agora, ele entre na agenda da cidade.”, disse o compositor.  

A Virada Cultural foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal. 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]