Dólar com. R$ 3,295
IBovespa +0,34%
10 de dezembro de 2017
min. 23º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Incidência de Aids em presídios é 138 vezes maior do que média nacional
11/10/2017 às 22h00

Geral

Núcleo do Serviço de Convivência festeja o Dia das Crianças

Núcleo do Serviço de Convivência do Juvenópolis festeja Dia das Crianças. - Foto: Cícero Rogério Ascom/Semas

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) promoveu, nesta quarta-feira (11), uma festa para celebrar o Dia das Crianças no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Juvenópolis, instituição que pertence ao Secretariado de Assistência Social da Arquidiocese da capital, instalado há 70 anos, no bairro Bebedouro. Estiveram presentes na celebração o vice-prefeito da capital, Marcelo Palmeira, a gestora da Semas, Celiany Rocha, o diretor de Finanças da Semas, Henrique Alves Pinto, e a diretora de Proteção Social Básica da Semas, Carla Barros.

Marcelo Palmeira falou com as crianças no final da missa e agradeceu a troca de experiências e a oportunidade de poder celebrar com a garotada parcerias institucionais que podem garantir aos meninos e meninas um futuro promissor. “A Prefeitura de Maceió busca a todo o momento essa parceria com instituições sérias como essa para que nós possamos garantir um futuro promissor para vocês. Nós estamos aproveitando essa semana para percorrer diversos equipamentos da assistência social e de instituições como essa para que nós possamos dar um abraço carinhoso em vocês”, disse.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, falou com as crianças sobre a importância dos Serviços de Convivência da Semas que propiciam vivências com práticas artísticas, culturais e esportivas, além de orientar sobre as garantias dos direitos socioassistenciais.

“O trabalho realizado nos Serviços de Convivência da Semas é fundamental para a construção de um projeto de vida futuro que se inicia na infância ao proporcionar às crianças condições de fortalecer os vínculos sociais com a família e a comunidade, além de orientar para práticas saudáveis de vida levando em conta o potencial dos meninos e meninas que participam de atividades artísticas, culturais, de lazer, e esportivas”, afirmou a gestora.

Mais de 200 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos fazem parte do Núcleo do Serviço de Convivência da Semas no Juvenópolis. Boa parte da garotada participou de atividades lúdicas realizadas na quadra esportiva da instituição. Teve Zumba e jogo de Futsal organizados pelo facilitador de arte e cultura, Marcos Davis Silva de Lima. Depois das brincadeiras, os meninos e meninas participaram de um lanche coletivo.

As amigas Mayara Vitória, Tamires Valéria, de 12 anos, e Brenda Domingas, de 11 anos, participaram das atividades dedicadas ao Dia das Crianças desde o início da semana. “Desde segunda-feira que a gente participa de brincadeiras e jogos. Teve gincana, futebol e torneio de queimada”, contou Mayara.

A assistente social do Núcleo do Serviço de Convivência do Juvenópolis, Elenilda Silva dos Santos, ressaltou que as atividades para celebrar com as crianças contaram ainda com a realização de práticas do atletismo, como a maratoninha.

As atividades com as crianças e jovens do Núcleo do Serviço de Convivência do Juvenópolis são realizadas da segunda à sexta-feira. O trabalho conta com profissionais do Serviço Social, da Psicologia, da Educação Física e da Educação Social, além de voluntários. São três turmas divididas por faixa etária, sendo cada uma formada por cerca de 50 alunos, nos períodos da manhã e da tarde. Além das atividades esportivas e de lazer, a garotada participa de rodas de conversa sobre as garantias dos direitos de crianças e adolescentes.

As famílias das crianças estão inseridas no Cadastro Único, base de dados de informações sociais que garante a participação em Programas Sociais e em outros benefícios socioassistenciais. Algumas mães dos meninos e meninas do Serviço de Convivência estão participando de um curso de artesanato para obter a formação de artesãs e com o desenvolvimento das habilidades manuais terem uma fonte de geração de renda.

“Fazemos um planejamento semanal para realizar as ações com as crianças e adolescentes durante a semana de acordo com os eixos trabalhados pela Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas. Além disso, as atividades são enriquecidas com a participação de instituições públicas e particulares de ensino superior que realizam projetos de extensão e são nossas parceiras”, afirmou a coordenadora técnica do núcleo do Serviço de Convivência, Rachel Ferreira Alves Pinto.

As crianças e jovens que participam do Núcleo do Serviço de Convivência pertencem a comunidades que ficam nas imediações de Bebedouro, como os Conjuntos João Sampaio e Luiz Pedro, Flexal de Cima e outros bairros como a Chã da Jaqueira.

Todo o mês de outubro será dedicado à realização de atividades lúdicas e também ao repasse de informações sobre a violação e garantia de direitos e as políticas públicas voltadas para a área da infância e adolescência com profissionais do Conselho Tutelar e do Direito. As crianças ainda vão participar de outras festas programadas para acontecer no fim de semana por instituições escolares e movimentos da igreja católica.


Fonte: Ascom Semas

Todos os direitos reservados
- 2009-2017 Press Comunicações S/S
Avenida Hamilton de Barros Soutinho, 1866 - Jatiúca - Maceió-AL
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]