Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
20/10/2017 às 16h40

Geral

Parque Municipal realiza nova edição do Vetkids no domingo

Divulgação

Lançado este ano para reforçar as ações de educação ambiental planejadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), o projeto “Vetkids – Veterinários por um dia” realiza uma nova edição no próximo domingo (22), quando é celebrado o Dia da Defesa da Fauna.  Pautada por uma metodologia didática, a iniciativa acontece no Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro, e busca estimular as crianças em relação ao respeito, à compreensão e ao cuidado com a fauna da Mata Atlântica, além da preservação do meio ambiente.

“De forma lúdica e prática, o Vetkids ajuda a estimular o conhecimento dos menores sobre a fauna da Mata Atlântica, incentivando-os a respeitar os animais, conscientizar sobre a importância do cuidado e o entendimento de minimizar os riscos que a sociedade causa à fauna e ao Meio Ambiente de forma geral. Precisamos colocar em debate e educar as nossas crianças também no sentido ambiental, por isso a importância de projetos como este”, afirma Gustavo Acioli Torres, titular da Semds.

Para participar, as crianças devem ter entre 07 e 12 anos de idade. No projeto os menores vão vivenciar atividades que se assemelham à rotina da médica veterinária do Parque Municipal de Maceió, além de conhecer mais da Unidade de Conservação e, consequentemente, sobre a Mata Atlântica. Durante a realização, serão utilizados animais empalhados e vivos para a demonstração do cotidiano na reserva em relação aos cuidados com os animais, contando com a participação de equipes do Ibama e do Instituto Biota, que fará abordagem sobre a fauna marinha.

“As crianças poderão ver como é cuidar de um bicho-preguiça, jacaré-de-papo-amarelo, o que fazer ao encontrar um animal silvestre nas trilhas do Parque, participar do monitoramento dos jacarés no lago, entender como evitar os riscos causados pela comunidade ao Parque, saber diferenciar os tipos de répteis. Além disso, os participantes entenderão quais animais transmitem doenças aos seres humanos e como evitar que alguns animais transmitam doenças”, explica a médica veterinária do Parque, Maria Luiza.

Ação social

No mês da criança, a Semds está realizando a arrecadação de brinquedos para doação a crianças de abrigos acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semds). Durante o Vetkids, os pais podem realizar a doação de um item por participante, com atenção à conservação do brinquedo para que possa ser utilizado por outras crianças.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]