Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/11/2017 às 23h30

Geral

Agência de Regulação de Serviços adota modalidade de cotação eletrônica

Mais um marco na gestão da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) foi efetivado na manhã desta terça-feira (21) com a adoção da chamada cotação eletrônica para realizar os processos em dispensa de licitação. Agora, o município poderá ter parâmetros de preços amplos e mais precisos para adquirir bens com valor abaixo de R$ 8 mil.

A cotação eletrônica foi aberta na última quinta-feira pela Arser para a aquisição de uma TV de 50 polegadas e um suporte para fixação. O prazo para envio das propostas foi encerrado nesta terça, às 09h. O saldo foi expressivo. Dez fornecedores apresentaram propostas de preços para a TV e outros cinco concorreram para o suporte.

“No modelo anterior, a secretaria ou órgão solicitante encaminhava o pedido de cotação para o mínimo de três fornecedores. Verificávamos a regularidade da empresa que apresentou a menor proposta e contratávamos diretamente com ela”, explica Vanderléia Guaris, diretora de Licitação e Contratos da Arser.

Com a cotação eletrônica, a solicitação é enviada para o portal de compras do Governo Federal, chamado Compras Governamentais, que direciona o pedido para os fornecedores de todo o Brasil cadastrados no ramo específico do item solicitado. “As empresas cadastradas recebem o pedido de cotação e, se elas tiverem interesse, formulam e enviam as propostas”, complementa a gestora.

A modalidade garante mais transparência, impessoalidade e competitividade ao abrir um leque maior de fornecedores, algo que também pode gerar um importante viés de economia. A lembrar que a cotação eletrônica pode ser utilizada para a aquisição de bens, mas não de serviços.

Inicialmente, a implantação da cotação eletrônica no âmbito municipal ocorre na Arser, mas o diretor-presidente da agência, Ricardo Wanderley, irá sugerir um decreto ao prefeito Rui Palmeira para que órgãos e secretarias passem a adotar o modelo, que também torna o processo de aquisição mais ágil. “Um processo que foi aberto na quinta-feira, e hoje, terça-feira, após um feriado, já foi finalizado”, exemplifica a diretora Vanderléia Guaris.


Fonte: Ascom Arser

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]