Dólar com. 5.1694
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/11/2017 às 22h00

Geral

Uncisal promove Congresso Internacional de Microcefalia e Audição

Evento visa discutir novas tecnologias diagnósticas, sobretudo para a avaliação cortical auditiva

No período de 23 a 25 de novembro, Maceió vai sediar o I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição (Cima). O evento acontecerá no Hotel Ritz Lagoa da Anta e visa promover um debate sobre a temática audição, microcefalia e infecção pelo vírus da Zica, enfatizando a divulgação das produções científicas e tecnológicas, tanto nacionais como internacionais, para que ocorra um intercâmbio entre a pesquisa, gestão em políticas públicas e a sociedade civil.

A implementação de políticas que apoiem o desenvolvimento de ações de inclusão das crianças com microcefalia necessita de amplo conhecimento sobre a realidade na qual são baseadas as diretrizes e programas governamentais. Para que haja uma implementação maciça das políticas públicas é necessário que haja uma plena integração dos diversos setores envolvidos com a problemática.

De acordo com o professor Pedro Menezes, presidente do Cima, o congresso vai possibilitar discutir novas tecnologias diagnósticas, sobretudo para a avaliação cortical auditiva, que ainda está sendo pouco aplicada devido à limitações técnicas dos exames propostos atualmente.

“A realização do I Congresso Internacional Microcefalia e audição será uma grande oportunidade para promover uma nova reflexão junto às autoridades no tema, assim como o estabelecimento de um protocolo nacional para triagem auditiva e intervenção nessa população”, afirmou.

O Congresso é uma realização do Latec (Laboratório de Audição e Tecnologia) e promovido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário Cesmac e Universidade Estadual Paulista (Unesp) e vai contar com oficinas, mesa-redonda, palestras e programação voltada para mães de crianças com microcefalia.

Alguns temas que serão abordados durante o evento: Investigação dos Casos de Microcefalia em AL e PB; O que a Sociedade Espera dos Profissionais da Saúde e das Políticas Públicas após o Aumento de Casos de Microcefalia e de Infecção pelo Virus da Zica?; Diagnóstico do Vírus da Zica: laboratorial, radiológico e de imagem; Aspectos biológicos na Síndrome do Vírus da Zica; Status da pesquisa nacional sobre o Vírus da Zica; Adaptação de aparelhos auditivos em crianças com microcefalia e outros comprometimentos; Potenciais Evocados Auditivos em crianças; Percepção de fala em usuários de próteses auditivas; Existe Disfunção do Processamento Auditivo em Indivíduos com Infecção pelo Vírus da Zica?; Achados Odontológicos em Microcefalia e/ou Infecção pelo Vírus da Zica; Follow up de Crianças com Vírus da Zica: Acompanhamento x Monitoramento do Desenvolvimento; Curadoria digital para apoio a famílias com casos de microcefalia; Sono e Comportamento da Criança com síndrome congênita do Vírus da Zica; Repelentes Naturais, entre outros temas.

Mais informações sobre o evento no site www.cima2017.com.br.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]