Dólar com. R$ 3,295
IBovespa +0,34%
10 de dezembro de 2017
min. 23º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Incidência de Aids em presídios é 138 vezes maior do que média nacional
06/12/2017 às 21h20

Geral

Hospital Helvio Auto é selecionado para projeto do Ministério da Saúde

Programa do Ministério da Saúde busca reduzir em 50% o número de infecções registradas UTI do hospital Helvio Auto nos próximos três anos - Ana Paula Tenório

O Hospital Escola Dr Helvio Auto (HEHA) foi selecionado, dentre outras instituições de saúde de todo o Brasil, para participar de um projeto do Ministério da Saúde que trabalha a segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Por meio de suporte técnico e práticas aplicadas no HEHA, o projeto, que será acompanhado pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), pretende reduzir em até 50% algumas infecções comuns no ambiente de terapia intensiva em até três anos.

O Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde selecionou a UTI do Hospital Escola Dr. Helvio Auto para receber intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional, além de suporte técnico e metodológico que possam melhorar o desempenho em segurança do paciente.

O projeto tem como escopo trabalhar na redução de infecções primárias da corrente sanguínea associadas a cateter venoso central, infecção em trato urinário e pneumonias associadas à ventilação mecânica comuns aos ambientes das Unidades de Terapia Intensiva.

O Hospital Helvio Auto terá as orientações dos consultores do Hospital do Coração de São Paulo (Hcor), como hospital apoiador do projeto integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI – SUS). Já é a segunda parceria de trabalho entre HCor e HEHA, a primeira foi o projeto Qualiti Hospitalar, encerrado na última segunda, dia 4 de dezembro.

“A escolha do HEHA para este projeto pode ser considerada uma vitória, pois foi devido ao esforço da Gerência, a garra do grupo que participou do projeto Qualiti Hospitalar pelas melhorias implantadas com a consultoria, além do compromisso do reitor Henrique Costa, que compareceu à reunião com a equipe do HCor para ratificar o interesse da Uncisal em ampliar a UTI do HEHA, que conseguimos nos inserir num projeto tão importante para a segurança do paciente”, explicou Ângelo Roncalli, gerente de Docência Assistencial do Hospital Escola Dr. Helvio Auto.

A assinatura do termo de compromisso será no lançamento do projeto, dia 11 de dezembro em São Paulo. A equipe do HEHA composta pela gerente-geral Rita Rebelo, o coordenador da UTI Marcelo Malta, a supervisora de Enfermagem da UTI Natally Freitas, o coordenador do Núcleo de Reabilitação Boanerges Lopes e a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar Nazilma Barbosa vão representar a instituição e participar do treinamento inicial do projeto dos dias 11 a 13 de dezembro.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2017 Press Comunicações S/S
Avenida Hamilton de Barros Soutinho, 1866 - Jatiúca - Maceió-AL
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]