Dólar com. R$ 3,249
IBovespa +0,74%
23 de fevereiro de 2018
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova fase da Lava jato cumpre mandados judiciais em quatro estados
07/12/2017 às 12h30

Geral

Como o hábito de escovar os dentes pode reduzir o risco de câncer

A escovação é muito mais do que ter um sorriso bonito, é mesmo uma das formas de ganhar saúde

A escovação diária dos dentes, especialmente depois das refeições, é a forma mais eficaz de os manter limpos, saudáveis e brilhantes. Mas não só: ter uma boa rotina de limpeza dentária é meio caminho andado para ganhar saúde... e prevenir o câncer.

Um recente estudo publicado na revista Cancer Research diz que escovar os dentes todos os dias pode ajudar a reduzir em 21% o risco de câncer do esôfago, segundo noticia a "Newsweek" no seu site.

Em causa, diz o estudo, está a capacidade que este hábito de higiene tem em 'matar' as bactérias nocivas que colocam a saúde em risco e que aumentam a probabilidade de ter a doença ou patologias que impulsionam o câncer, como é o caso da gengivite e da peridontite.

Os mentores da investigação conseguiram notar que algumas bactérias estão relacionadas com a doença, como é o caso dos elevados níveis de Tannerella forsythia e Porphyromonas gingivalis.

Para o estudo, os cientistas da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, analisaram 122 mil pessoas durante uma década, sendo que 106 dos participantes acabaram por ter câncer do esôfago.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]