Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
08/12/2017 às 10h00

Geral

Planetas semelhantes à Terra são descobertos; em 1 deles pode ter vida

Um dos planetas localiza-se na zona habitável da sua estrela, o que significa que pode conter água líquida na sua superfície.

Um grupo internacional de astrônomos encontrou um exoplaneta à distância de 111 anos-luz da Terra, cujas características não excluem a presença de vida, informa o portal 'Phys org'.

Novos estudos, que utilizaram dados obtidos através do Observatório Europeu do Sul (ESO), demonstraram alguns detalhes quanto a esse exoplaneta pouco conhecido.

Revelou-se que o exoplaneta gira ao redor da anã vermelha K2-18 e poderia ser uma versão de maior tamanho da Terra.

No total, os cientistas descobriram dois planetas que orbitam ao redor dessa estrela na constelação de Leo. Um deles foi descoberto em 2015 e recebeu o nome de K2-18b. No entanto, somente agora os astrônomos começaram a estudá-lo. Encontra-se na zona habitável da sua estrela (mãe), porém pode conter água líquida na sua superfície.

O segundo planeta chama-se K2-18c. Por localizar-se muito perto da sua estrela, fica fora da área potencialmente habitável.

No entanto, durante os estudos, os cientistas conseguiram determinar que K2-18b é um planeta principalmente rochoso com uma pequena atmosfera de gás, como a Terra, mas maior. Além disso, é o planeta que possui água — tem uma camada grossa de gelo na superfície.

"Utilizando os dados que temos, não podemos distinguir entre estas duas possibilidades, mas com o telescópio espacial James Webb (JWST), seremos capazes de explorar o planeta e determinar se tem uma atmosfera extensa ou se é um planeta coberto por água", explicou um dos pesquisadores do grupo científico, o astrônomo Ryan Cloutier. Com informações do Sputnik Brasil.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]