Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
17 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
08/12/2017 às 14h00

Geral

10 dicas para evitar doenças comuns no verão

Estes problemas de saúde ocorrem com frequência nessa época do ano

A temperatura alta e umidade trazem riscos maiores de contrair algumas doenças. A plataforma Doctoralia apresenta 10 dicas de prevenção de problemas de saúde que ocorrem com frequência no verão, para quem quer aproveitar a temporada com saúde e bem-estar.

1. Cuidado com alimentos mal acondicionados: comidas de beira de praia, que ficam expostas à temperatura ambiente, aumentam as chances de contaminação. Ao ingerir alimentos contaminados com microorganismos nocivos, os sintomas mais comuns são vômitos e diarreias. Se alimentar em casa e evitar alimentos vendidos na rua diminuem as chances de intoxicações.

2. Evitar exposição prolongada ao sol: a insolação é um problema comum no verão, que pode causar dor de cabeça, náuseas, tontura e pele avermelhada. A areia da praia reflete o sol e reforça os riscos de insolação, mesmo sem exposição direta aos raios solares. O ideal é evitar os horários de sol mais forte, entre 11h e 16h, passar filtro solar 15 minutos antes de se expor ao sol e reforçar o protetor a cada duas horas.

3. Secar bem a pele: com o calor, transpiramos mais e a pele fica úmida por mais tempo, aumentando os riscos de proliferação de fungos causadores de micose. A doença causa vermelhidão, descamação e coceira na pele. Ao perceber os sintomas, deve-se consultar um dermatologista. Para evitar a doença, é aconselhável enxaguar-se bem ao sair do banho e evitar compartilhar objetos pessoais como roupas e toalhas.

4. Não deixar água parada: transmitida pelo Aedes Aegypti, transportador do vírus, a dengue é uma das doenças mais comuns no Brasil no verão e pode causar febre alta, dores de cabeça e coceiras pelo corpo. Para evitar a proliferação e contato com o mosquito, deve-se evitar ao máximo deixar água parada em garrafas, vasos, recipientes e caixas d`água e aplicar repelente todos os dias.

5. Cuidar com frutas cítricas: elas podem causar queimaduras na pele e lábios. Frutas cítricas como limão, laranja e tangerina contém ácido cítrico, que causa fitofotodermatose, irrita e pode lesionar a pele. A indicação é lavar muito bem as mãos após o manuseio e consumo destas frutas.

6. Secar os ouvidos após banho de mar e piscina: após passar o dia todo na água do mar ou na piscina, os ouvidos ficam úmidos e podem causar otite externa. Dor de ouvido, coceira e, em situações mais sérias, secreções são alguns dos sintomas. Como precaução, é aconselhável secar as orelhas com toalha e evitar usar cotonetes, que podem facilitar a proliferação de bactérias.

7. Use filtro solar livre de óleo: com a exposição ao sol podem aparecer bolinhas vermelhas endurecidas e doloridas, chamadas de acne solar. O filtro solar deve ser sempre aplicado, mas fórmulas mais oleosas podem agravar o problema. Excesso de cremes hidratantes também obstruem os poros e aumentam o problema. Para prevenir, o ideal é utilizar filtros em gel e lavar bem o rosto, ombros e costas no banho.

8. Beber água: um dos problemas mais comuns no verão é a desidratação, que causa sintomas como dor de cabeça, sonolência, tontura e cansaço, podendo levar a vertigens, desmaios e, em estágios mais avançados, câimbras musculares. Para evitar o problema, deve-se consumir ao menos dois litros de água por dia. Consumir frutas com alto teor de água e água de coco também é aconselhável.

9. Evitar andar descalço: o bicho de pé é uma infecção de pele, causada por uma pequena pulga, que entra na pele, podendo causar inflamação. Normalmente ele se infiltra nos pés e para tratar o problema é necessário remover o parasita. Para evitar o problema, a indicação é evitar andar descalços em areais e gramados.

10. Lavar bem as mãos: com o calor e umidade, bactérias se proliferam mais rápido e podem causar inflamação na membrana que reveste o globo ocular, causando conjuntivite. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, inchaço, ardência e secreção. Lavar as mãos com frequência e evitar abrir os olhos embaixo d'água ajudam a prevenir o problema.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]