Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
08/12/2017 às 12h00

Geral

Reeducando tem TCC aprovado após apresentação no presídio

Em iniciativa inédita, corpo acadêmico da Ufal foi até unidade prisional avaliar trabalho

Seris proporciona mudança de vida a partir da educação - Jorge Santos

A educação é uma ferramenta essencial para promover a reintegração social dos reeducandos. Para fomentar o acesso ao conhecimento, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Defensoria Pública, oportunizou condições para que um reeducando apresentasse o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Presídio Baldomero Cavalcanti.

O corpo acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve na unidade, avaliou o projeto e aprovou a iniciativa do acadêmico do curso de Engenharia de Agrimensura Éricksen Mendonça, em uma iniciativa inédita. A família do custodiado também esteve presente na apresentação com a autorização da Justiça. O evento foi realizado na terça-feira (5).

"Com essa apresentação, vários paradigmas foram quebrados. Muita gente ainda acredita que ao entrar no sistema prisional a vida do reeducando acabou, mas hoje temos a prova de que não é assim. Os custodiados merecem a oportunidade de mostrar que podem mudar. Só com a união de diversos fatores é possível ressocializar", afirma o genitor do reeducando, Jairo Viana.

A agente penitenciária Silvânia Duarte afirma que a participação dos gestores do sistema prisional e da unidade foram essenciais para que a apresentação acontecesse. "Ao autorizar a entrada do material de estudo do reeducando, a Seris possibilitou que essa conquista fosse alcançada. Hoje, ele atua como multiplicador do conhecimento e ajuda na reinserção social", revela.

O custodiado Éricksen Mendonça explica como se deu o processo para a elaboração do trabalho. "Minha família entrou em contato com o corpo acadêmico da Ufal e os professores indicaram o material para estudo. Assim, eu consegui desenvolver meu trabalho. Além disso, passei a ministrar aulas de alfabetização para outros reeducandos do módulo onde estou", disse.

"Só tenho a agradecer a gestão da Secretaria da Ressocialização pela oportunidade que foi ofertada para concretizar a minha ressocialização e de outros custodiados. Tenho muito interesse em continuar meus estudos, seja em uma nova graduação ou em uma especialização", conclui o mais novo engenheiro de Agrimensura Éricksen Mendonça. 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]