Dólar com. 5.1846
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão de Segurança Pública ouve Lewandowski nesta terça
08/12/2017 às 14h30

Geral

Estudantes são premiados em projeto Todos Contra o Aedes aegypti

Entrega de prêmios foi realizada no auditório da Caixa Econômica Federal, no Farol

Projeto contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Caixa Econômica Federal, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e editora Ensinart - Olival Santos

Os alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Alagoas e Pernambuco, que participaram do projeto Todos Contra o Aedes aegypti, receberam, nesta quinta-feira (7), várias premiações para as melhores redações e paródias que abordaram a eficácia das ações de combate ao mosquito. O projeto contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Caixa Econômica Federal, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e editora Ensinart.

O objetivo do projeto foi qualificar os professores, por meio do material didático fornecido, livro do aluno e manual do professor, para que eles conscientizassem e formassem seus estudantes do ensino fundamental das escolas públicas, a fim de que eles atuem como cidadãos protagonistas, na identificação e alerta aos pais, quanto aos focos do mosquito, formando brigadas mirins de ação permanente de combate ao Aedes aegypti.

De acordo com Daniela Castanha, gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Sesau, a melhor forma de combater o mosquito é a educação da população e que o melhor caminho para torná-la sustentável é chegar a essa educação partindo da formação das crianças e adolescentes.

“A preocupação do projeto vai além da formação dos professores e crianças, volta-se também para os resultados, como a aplicação na prática, na identificação, existência e notificação dos criadores para as autoridades responsáveis, contribuindo para eliminação deles e redução dos índices de infestação. Por meio dos parceiros nesse projeto, os resultados alcançados foram expressivos, acima de todas as expectativas”, destacou.

Uma das vencedoras foi a estudante Jordânia dos Santos, de 17 anos, da Escola Professora Zenóbia Ferreira da Silva, em Campo Alegre. “Quase desistia de participar desse concurso por causa da minha filha, que hoje está com quatro meses de vida. Passei um tempo pensando no que iria escrever. No começo achei difícil o tema, mas foi só começar a redigir que tudo veio à cabeça. Estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma”, disse a jovem.

O superintendente da Caixa Econômica Regional, Josuel Cardoso da Silva, destacou a importância da fomentação do hábito da leitura. “Melhor do que a premiação foi contatar que milhares de estudantes se envolveram e refletiram sobre o tema”, frisou.

Resultados alcançados

Todos os 45 municípios convidados para o projeto, 23 de Alagoas e 22 de Pernambuco, enviaram professores e participaram da formação, num total de 12 eventos e 466 professores qualificados. Os municípios receberam material didático, kit do aluno e do professor, 45.100 kits do aluno foram distribuídos e 466 kits do professor. Mais de cinco.mil votos foram computados pela Internet para escolha dos 18 premiados, nas seis modalidades.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]