Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
22/01/2018 às 17h55

Geral

Órgãos ambientais fecham acessos ao Banho da Geladeira

Mau uso da área por parte da população vem causando a contaminação do rio Niquim

IMA interditou o local para garantir a preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Niquim - Ascom/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), em operação conjunta com o Ministério Público Estadual e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), interditou nesta segunda-feira (22), a área conhecida como ‘Banho da Geladeira’, situada entre os municípios de São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro.

O ‘Banho da Geladeira’ pertence às terras do Mosaico do Niquim, como é conhecido o grupo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que protegem a bacia do rio que dá nome ao mosaico.

Segundo Alex Nazário, geógrafo consultor ambiental do IMA, diversas denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais chegaram ao conhecimento dos órgãos ambientais, que agiram para coibir as práticas indevidas na região.

“Fechamos a área porque, mesmo após instruções, a população continuava utilizando o recursos natural de forma indevida. Além disso, o fechamento dos acessos auxilia nas campanhas e projetos de educação ambiental para que moradores das proximidades pudessem visitar o local e receber palestras sobre a conservação da água e da mata”, explica Nazário.

Para garantir que os limites da região sejam respeitados, foi realizado o cercamento do local e instalados portões e placas de alerta sobre a interdição. Além disso, um cronograma entre IMA/AL e BPA foi estabelecido para que haja o monitoramento constante para garantir a preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Niquim.


Fonte: Ascom IMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]