Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/02/2018 às 19h30

Geral

Áreas comerciais de Maceió começam a ser visitadas pelo Ronda no Bairro

Visitas técnicas servem para reconhecer e alinhar demandas entre entes públicos, comunidade e coordenação do programa

Coordenação do Ronda alinha demandas com órgãos públicos e comunidade dentro do cronograma do planejamento de expansão - Ascom /Ronda no Bairro

Como parte do planejamento e do cronograma de expansão do Ronda no Bairro, a coordenação do programa segue realizando visitas técnicas em áreas comerciais da capital alagoana e reunindo-se com gestores e técnicos estaduais e municipais para alinhar ações que viabilizem a execução plena do patrulhamento de proximidade.

O coordenador-geral do Ronda, coronel RR Maxwell Santos, teve encontros nesta quarta-feira (21), com o coordenador da Operação Policial Litorânea (Oplit), Alfredo Presser; o diretor de Mobilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Dorgival Ferreira; e os assessores técnicos de Trânsito, Vanderson Freitas, e de Levantamento de Dados da Superintendência, Bruno Juliano. Em pauta, questões relativas à acessibilidade, emprego de patrulhamento, equipamentos de fiscalização e mobilidade da população nos bairros do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.

Encontros com lideranças comunitárias, moradores e comerciantes dessas localidades estão sendo articulados para que as demandas oriundas da população sejam analisadas. Na tarde desta quarta-feira (21), o Ronda no Bairro será apresentado ao cônego José Everaldo Rodrigues, da Igreja de São Pedro Apóstolo, na Ponta Verde.

O programa

O decreto estadual de Nº 57.008, de 2 de janeiro de 2018, instituiu o Programa Ronda no Bairro e os militares voluntários executam as funções em seu período de folga, concorrendo a oito serviços, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado de oito horas.

A área comercial do Jacintinho é o primeiro território ocupado pelo programa, com a participação de 60 policiais militares da reserva e da ativa, em dois turnos de serviço. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde e a Escola Municipal Lamenha Lins. Todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Todas as ações visam mediar conflitos urbanos e enfrentar o Crime Violento Contra o Patrimônio, caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos, e acontecem em total alinhamento com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]