Dólar com. 5.2475
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
18/03/2018 às 06h35

Geral

Confira o primeiro dia do Mutirão de Saúde da Mulher

O sábado foi marcado pelo Mutirão da Saúde da Mulher na UBS Ib Gatto Falcão. - Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió dá sequência à programação especial do Mês da Mulher, e promoveu, na manhã deste sábado (17), o mutirão de ações em prol da saúde da mulher maceioense, com a realização de consultas ginecológicas, mastologias, testes rápidos de HIV, vacinação e práticas integrativas. O atendimento especial foi levado ao PAM Salgadinho, no bairro do Poço, e à Unidade de Referência Dr. Ib Gatto Falcão, no bairro do Tabuleiro do Martins.

As ações fazem parte de um conjunto de serviços voltados aos cuidados com a saúde da mulher maceioense, como forma de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no dia 08 deste mês. O objetivo é chamar a atenção para os cuidados preventivos que as mulheres devem manter periodicamente para a prevenção de doenças, buscando hábitos saudáveis e atualizando os exames médicos, promovendo, assim, uma melhor qualidade de vida.

Para a diretora administrativa do PAM Salgadinho, Alba Valéria, os serviços prestados nos mutirões são essenciais. “Esses serviços permitem nos aproximar ainda mais da população, principalmente das pessoas que não costumam fazer esses exames de forma periódica, já que existe uma demanda muito grande e como o objetivo é não deixar nada para depois, todas as pacientes que vieram ao PAM Salgadinho realizaram as consultas e o exames, além da participação das práticas integrativas, como massoterapia, biomagnetismo e workshop sobre a prevenção da saúde da mulher”, pontuou.

Durante os mutirões, o PAM Salgadinho está ofertando atendimentos em prevenção de citologia, consultas ginecológicas e de mastologia. A administração do posto de saúde se preparou para  receber um público estimado de mil mulheres para a realização dos exames durante a manhã deste sábado.

A Unidade de Referência Dr. Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins, também recebeu os serviços do mutirão. A gerente administrativa Ana Patrícia explica quais os procedimentos para a realização dos exames. “As pacientes trazem o cartão SUS, para fasermos o cadastro ou recadastramento dos dados. Em seguida, ela nos informará qual o atendimento que deseja receber, então colocamos uma pulseira que irá determinar o tipo de exame que será realizado e em seguida, poderá se encaminhar para a sala onde será feita a consulta. Toda essa triagem facilita tanto o nosso trabalho como também o encaminhamento para a consulta, evitando longas filas de espera”, informou.

A paciente Alvani Barros ressaltou a agilidade dos serviços. “Gostei muito do atendimento, tudo feito de forma rápida e fácil.  Assim, pude realizar todos os exames em um único lugar”, destacou.

Neste domingo, o Mutirão de Saúde da Mulher acontece na Feirinha do Jacintinho, Feirinha do Tabuleiro e Rua Fechada, na orla de Pajuçara, onde haverá ações de saúde e atividades educativas. As ações de assistência voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde da mulher se estendem até o dia 27/03. Confira a programação completa aqui.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]