Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/04/2018 às 22h00

Geral

Adeal abre campanha de vacinação contra a febre aftosa dia 1º de maio

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) promove de 1º a 31 de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2018. A meta é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos de Alagoas, o que corresponde a aproximadamente 1,2 milhões de animais.

De acordo com o presidente da Adeal, Augusto César Jatobá, nesta etapa, todos os animais deverão ser vacinados contra a doença. “Independentemente da idade, todo o rebanho do Estado deve ser vacinado. O criador deve ficar atento ao calendário e imunizar os animais”, afirmou.

O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 80%, com Alagoas superando a marca dos 96% nos últimos anos da campanha.

Após o término do período de vacinação, que vai até o dia 31 de maio, o produtor rural tem ainda mais 15 dias para fazer a declaração da vacinação e atualizar os dados cadastrais nos escritórios do órgão de defesa existentes em todo o Estado.

“Apesar deste prazo, é importante que o criador faça a declaração logo após ter vacinado os animais, evitando filas de última hora. Lembrando que o trabalho não terminou e os animais precisam ser imunizados até 2020”, reforçou o presidente da Adeal, lembrando que as doses da vacina só são vendidas em lojas de produtos agropecuários credenciadas pela Adeal.

Aftosa

A febre aftosa é uma doença de natureza aguda e febril, que ataca animais biungulados (casco com duas unhas), dentre eles bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres, como a capivara. É caracterizada pelo aparecimento de feridas entre as unhas, boca, tetas, úbere e prepúcio dos touros (aftas, úlceras, erosões), com agravo interno no músculo do coração (miocardite).

Altamente transmissível, a doença pode levar à morte, principalmente os bezerros, além de provocar queda acentuada na produção de carne, leite e redução na fertilidade do rebanho.

O aftovírus é transmitido pelo leite, carne e saliva do animal doente, mas, também é transmissível pela água, ar, objetos e ambientes contaminados.

Os sintomas são aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]