Dólar com. R$ 4,037
IBovespa -1,5%
22 de agosto de 2018
min. 24º máx. 26º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Decreto deverá agilizar aprovação de retransmissoras de televisão
19/04/2018 às 22h00

Geral

IMA/AL realiza audiências públicas para criação da APA da Serra da Caiçara

Alagoas pode ganhar, ainda em 2018, uma importante área legalmente protegida com a criação de mais uma Unidade de Conservação totalmente inserida no bioma Caatinga, entre os municípios de Canapi, Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema. O calendário de audiências públicas já está definido e tem início na próxima semana, a partir de 26 de abril.

O trabalho realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), através da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação, propõe a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Caiçara, localizada na mesorregião do Sertão alagoano e inserida na microrregião de Santana do Ipanema, com uma área total de 89.904,32 hectares.

A ideia é que a área amplie os trabalhos de proteção dos sítios arqueológicos e paleontológicos localizados na mesorregião. Também a proteção de remanescentes de vegetação nativa, áreas serranas vegetadas, detentoras de alta capacidade de retenção hídrica e vitais para o fornecimento de água na região. Além do apoio e orientação à população no que se refere ao uso do solo de forma ambientalmente adequada.

A APA é um tipo de Unidade de Conservação, considerada de uso sustentável, que permite a coexistência da população dentro da área legalmente definida.

O nome proposto: Serra da Caiçara, por representar a maior elevação existente na microrregião de Santana do Ipanema, de onde é possível avistar grande parte da planície sertaneja alagoana. A APA deverá acentuar a necessidade de proteção, estudos e conhecimento dos aspectos históricos da região, com destaque para as descobertas da fauna pré-histórica. Isso poderá, também, consolidar a região na rota turística de Alagoas.

Segundo informação do geógrafo Alex Nazário, é de grande importância a proteção da Serra “para a conservação da biodiversidade regional, devido a existência de áreas úmidas que caracterizam brejos de altitude, além do fornecimento de água para a cidade de Maravilha e propriedades existentes nela e vizinhança”.

O consultor ambiental do IMA/AL ressalta ainda que “infelizmente, a interferência humana tem degradado de forma agressiva e abrangente a Serra através de queimadas e desmatamento para a implantação de pasto e culturas, além da edificação de casas e sítios”.

A proposta de criação da APA da Serra da Caiçara está disponível no site do IMA (http://www.ima.al.gov.br/unidades-de-conservacao/proposta-de-criacao-da-apa-da-serra-da-caicara) e já está definido o calendário de audiências públicas, onde haverá as apresentações e discussões da proposta:

26/04 – em Maravilha (Clube Caiçara), às 9h

03/05 – em Canapi (quadra da Escola Municipal Tancredo Neves), às 9h

03/05 – em Ouro Branco (auditório da Escola Municipal Rui Pallmeira), às 14h

04/05 – Poço das Trincheiras (Quadra de Esportes Osmam Medeiros), às 9h

09/05 – Santana do Ipanema (auditório da Câmara Municipal), às 9h. 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]