Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/04/2018 às 10h30

Geral

Saiba o que é a síndrome “mão-pé-boca”

Reprodução

Com um nome bem diferente, a síndrome “mão-pé-boca” tem acometido muitas pessoas no Brasil e tem sido um assunto constante entre as mães. Essa doença é causada por um enterovírus, um vírus que mora no nosso trato gastrintestinal. “Ele acomete, principalmente, crianças menores de 5 anos. O contágio é, basicamente, por contato com secreções infectadas, fezes infectadas, objetos de uso pessoal que foram contaminados”, explica a pediatra Alinne Barros, do Hapvida.

Como em quase toda virose, a doença começa se manifestando como um resfriado. Começa com tosse, espirro, febre (que pode variar entre 38 e 39 graus) e falta de apetite. “Aproximadamente 48 horas depois, começam a surgir lesões nas mãos, nos pés e na boca, na apresentação que a gente chama de clássica. Essas lesões aparecem na faringe, nas amígdalas e alguns bebês têm aftas. Nas mãos e nos pés, as lesões são vesículas, bolhas pequenininhas, que podem ficar cheias de pus. São lesões dolorosas, que podem coçar e incomodar bastante as crianças”, destaca a médica.

Alinne Barros explica que as crianças infectadas precisam ficar em casa por até 7 dias para não transmitir o vírus. Ela alerta que as fezes ficam contaminadas por até quatro semanas e que, por isso, quem limpar o bebê tem que se higienizar muito bem.

O tratamento da “mão-pé-boca” é sintomático, como em qualquer outra virose, pois a doença em si tem um ciclo autolimitado. “Para não ter complicações, a consulta com um médico é fundamental. O ideal é preferir banhos frios, pois a água em temperatura mais elevada incomoda mais, já que as lesões deixam a pele muito mais sensível”, orienta a pediatra.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]