Dólar com. 5.1652
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/05/2018 às 09h38

Geral

Colombianos vão às urnas para eleger presidente

Trinta e seis milhões de eleitores colombianos foram convocados às urnas, neste domingo (27), para a primeira eleição presidencial após o acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) - maior guerrilha do país, hoje convertida em partido político com a mesma sigla. 

A votação ocorre no momento em que a Colômbia está sentindo o impacto da crise na vizinha Venezuela: meio milhão de venezuelanos cruzaram a fronteira, fugindo da hiperinflação e do desabastecimento. O país enfrenta o desafio de acolher os refugiados, ao mesmo tempo em que tenta incorporar à sociedade civil os 7 mil rebeldes das Farc, que aceitaram depor as armas depois de meio século de conflito com as forcas de segurança colombianas.

Seis candidatos disputam a presidência, mas nenhum deve obter os votos necessários para vencer no primeiro turno. Os dois candidatos favoritos representam dois extremos. O advogado Ivan Duque, de direita, lidera as pesquisas de opinião com 40% das intenções de voto. O ex-guerrilheiro Gustavo Petro está em segundo lugar, com o apoio de 30% do eleitorado. Se eleito, ele será o primeiro presidente de esquerda da Colômbia.

Acordo de paz

O resultado dessa eleição pode definir o futuro do acordo de paz. Duque – que foi funcionário do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e senador - tem o apoio da direita, especialmente do ex-presidente Álvaro Uribe, que foi padrinho político do atual presidente, Juan Manuel Santos, antes de se converter em seu opositor.

Uribe liderou a campanha contra o acordo de paz, assinado em 2016 por Santos. Uribe argumenta que o presidente foi demasiado generoso com os ex-guerrilheiros, que usaram o tráfico de drogas para financiar suas atividades. Se for eleito, Duque prometeu rever algumas concessões. “O narcotráfico não é um crime político e não deve ser anistiado”, disse. Além da anistia, as Farc obtiveram dez cadeiras no Parlamento até 2026. O atual presidente, Juan Manuel Santos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela habilidade em conduzir o acordo.

Na Colômbia, Uribe é uma figura polêmica. Durante seus dois mandatos (2002-2010), ele realizou uma ofensiva contra os rebeldes das Farc (que mataram seu pai) e do Exército de Libertação Nacional (ELN), que começaram a negociar a paz com Santos. Muitos colombianos atribuem a ele o enfraquecimento das guerrilhas, que chegaram a ter mais de 20 mil homens armados, controlando boa parte do país. Seu governo também é associado a violações de direitos humanos cometidas pelas forcas de segurança e por paramilitares, além de escândalos de corrupção.

Antes de ser legislador e prefeito da capital, Bogotá, o economista Gustavo Petro – principal rival de Duque nesta eleição – pertenceu à guerrilha Movimento 19 de Abril (M-19), que depôs as armas em 1990 e se transformou em partido político. Ele promete combater os paramilitares e impor mais regras aos latifundiários que se opõem ao acordo com as Farc. Para muitos colombianos, cansados dos governos conservadores, ele é associado à mudança.

Efeito Venezuela

A direita colombiana diz que, com Petro, o país corre o risco de se "transformar numa Venezuela", governada há dezoito anos pelos socialistas. Duque propõe reduzir impostos para atrair investimentos, inclusive na área petrolífera e de mineração. Ele se apresenta como a única alternativa ao candidato de esquerda, que defende taxar os latifúndios improdutivos e investir em novas fontes de energia.

Segundo Petro, se a Colômbia não mudar seu modelo econômico – deixando de investir em petróleo e carvão – acabará "virando uma Venezuela". A crise no país vizinho começou em 2014, quando o preço do petróleo (responsável por 95% de suas exportações) despencou.

O terceiro colocado nas pesquisas de opinião, Sergio Fajardo, representa o centro-esquerda. Tanto ele, quanto German Vargas Lleras (de centro-direita), que foi vice do presidente Santos, apoiam o acordo de paz, mas querem aumentar a segurança para combater o narcotráfico. Dissidentes da guerrilha e novas gangues estão ocupando as áreas antes controladas pelas Farc.

As pesquisas de opinião indicam que o novo governo só será eleito no segundo turno, no dia 17 de junho, quando os dois mais votados disputarão a Presidência.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]