Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
19/06/2018 às 15h30

Geral

Ronda no Bairro completa 100 dias em áreas comerciais da orla de Maceió

Redução da violência e ocupação de espaços públicos com atividades de qualidade serão comemorados com a comunidade nesta quarta (20)

Ronda no Bairro completa 100 dias na orla com programação especial - Márcio Ferreira/Agência Alagoas

O Ronda no Bairro chega aos 100 dias de atuação na orla de Maceió e, para comemorar, nesta quarta-feira (20), a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa preparou uma programação especial que acontecerá na Associação dos Moradores do Conjunto Beira Mar, em Cruz das Almas.

A população aprova a filosofia e a execução do programa que devolveu a moradores, comerciantes, turistas e frequentadores das áreas comerciais dos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica a tranquilidade para circular pelas ruas desses territórios.

“Nesses 100 dias, conseguimos alcançar resultados extremamente favoráveis no âmbito da segurança pública e também no âmbito social. Conseguimos ocupar com atividades de qualidade os espaços de convivência mútua e a população está satisfeita com o patrulhamento de proximidade na região”, afirma o superintendente do Ronda no Bairro, coronel PM Cícero Silva.

Desde que o Ronda no Bairro foi lançado nas áreas comerciais do Jacintinho e da orla de Maceió é notória a diminuição da incidência dos chamados crimes de rua nos perímetros. Haja vista que o programa rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro de Operações da Polícia Militar de Alagoas (Copom), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública. 

Todas abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Prisões e apreensões na orla de Maceió

Foram três operações integradas, nove prisões e um menor apreendido, dois mandados de prisões cumpridos, uma arma de fogo e uma arma branca apreendidas, além de 19 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) registrados.

Social na orla de Maceió

No âmbito social, foram realizadas 12 visitas a escolas públicas e privadas, 29 registros e encaminhamentos de casos relativos à população em situação de vulnerabilidade social, palestras educativas sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas, além de atividades de cunho esportivo e cultural em espaços de convivência mútua.

Confira a programação dos 100 dias na orla de Maceió e as atividades no Jacintinho para esta semana:

Orla de Maceió - Cruz das Almas

Quarta (20)

14h30 – Aula de Zumba temática em homenagem aos festejos juninos

15h30 – Apresentação da banda Tome Xote

Jacintinho - Praça do Mirante

Terça (19)

10h – Palestra sobre o risco do uso de álcool e outras drogas na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)

11h às 13h – Aulas de futebol, na quadra poliesportiva do Colégio Rosalvo Ribeiro

14h30 às 15h30 - Aulas de futebol, na quadra poliesportiva do Colégio Rosalvo Ribeiro

15h30 - Palestra sobre o risco do uso de álcool e outras drogas na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)

20h – Aula de Zumba

Quarta (20)

9h – Brincadeiras tradicionais com a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro

10h - Roda de Conversa com atleta alagoano Jadson Senna, na Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento

10h30 – Oficina de pintura no auditório da Casa de Direitos

Quinta (21)

14h30 – Assistência escolar no auditório da Casa de Direitos

15h30 – Iniciação musical (flauta doce) no auditório da Casa de Direitos

 20h – Aula de Zumba


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]