Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
17 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
20/06/2018 às 11h00

Geral

Maragogi recebe ações do projeto nacional MPT na Escola

A partir de capacitação realizada nesta terça-feira, 19, com coordenadores pedagógicos do município, objetivo do MPT é incentivar atividades que conscientizem alunos, pais e comunidade escolar sobre o combate ao trabalho infantil

Coordenadoras pedagógicas de nove escolas de Maragogi participaram de capacitação - Rafael Maia/MPT-AL

As ações do projeto nacional MPT na Escola - reconhecido por integrar alunos, professores e comunidade na prevenção e combate ao trabalho infantil no país – chegaram ao município de Maragogi nesta terça-feira, 19. Durante uma capacitação, a procuradora Virgínia Ferreira apresentou o projeto a coordenadoras pedagógicas de nove escolas públicas municipais.

Maragogi está entre os quatro municípios escolhidos para a implantação inicial das atividades - junto com Maceió, União dos Palmares e Murici - devido ao alto potencial turístico que, segundo Virgínia, infelizmente atrai crianças e adolescentes para o trabalho ilegal. Em todo o estado, segundo a procuradora, o alto índice de desemprego, a falta de qualificação profissional e a dependência da atividade sucroalcooleira são fatores que aumentam a gravidade do problema.

“Queremos conscientizar os alunos e seus pais de que a infância deve ser protegida, de que crianças têm direito à saúde, lazer, e que qualquer forma de trabalho infantil traz danos físicos, psicológicos, aumento da violência e outros prejuízos. O poder público tem a responsabilidade de garantir os direitos necessários às crianças e adolescentes, mas a alternativa que buscamos é inserir o tema nas escolas por meio da produção de atividades e projetos”, disse Virgínia.

O projeto - idealizado no estado do Ceará e premiado nacionalmente - tem o objetivo de oferecer aos educadores as orientações necessárias sobre como abordar o tema Trabalho Infantil em sala de aula, por meio de oficinas de capacitação, criação de planos de ação para suas escolas, no intuito de evitar a evasão dos estudantes e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes. A culminância do projeto acontece ao final de cada ano, quando o MPT na Escola premia os melhores trabalhos produzidos pelos alunos das instituições de ensino, dentre redações, peças teatrais, artes com pintura e outras modalidades.

Em Alagoas, as capacitações do MPT na Escola já foram realizadas no município de União dos Palmares, no mês de maio, com a participação de cerca de 50 professores. Na tarde de segunda-feira, 18, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Maceió, também receberam orientações do projeto representantes das escolas Lamenha Lins, Major Bonifácio Silveira, Nosso Lar e Audival Amélio da Silva.


Fonte: Ascom MPT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]