Dólar com. 5.2826
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão de Segurança Pública ouve Lewandowski nesta terça
20/06/2018 às 18h00

Geral

Fapeal incentiva participação no Prêmio Jovem Cientista

Estudantes dos ensinos médio e superior, mestres e doutores podem se inscrever até 31 de julho

Em Alagoas, representando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), Marília Goulart, concorreu com outros 70 graduados e foi uma das vencedoras em 1984 - Acervo pessoal

Seguem abertas as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Até o dia 31 de julho, estudantes dos ensinos médio e superior, mestres e doutores podem realizar inscrição de trabalhos com o tema Inovações para a conservação da natureza e transformação social por meio do site http://www.jovemcientista.cnpq.br.

Para os alunos do ensino superior, mestres e doutores, onze são as linhas de pesquisa com temas variados, como biodiversidade, empreendedorismo e sustentabilidade, inovação e inclusão digital. Já para os de ensino médio, seis linhas de pesquisa estão disponíveis com temáticas relacionadas à comunicação e mobilização de áreas protegidas, práticas inovadoras em educação ambiental e tecnologias digitais para transformação social, por exemplo. As informações detalhadas sobre linhas de pesquisa, além dos valores da premiação, podem ser vistas no site do prêmio.

Em Alagoas, representando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), Marília Goulart, concorreu com outros 70 graduados e foi uma das vencedoras em 1984. Ela recordou a premiação e incentivou os pesquisadores a participar:

 “O Prêmio Jovem Cientista marcou minha carreira profissional e é motivo de orgulho pessoal e familiar. Na época, houve muita repercussão positiva, com entrevistas e comentários em TV, em rádio e em jornais com encartes constantes. Ainda hoje sinto este efeito, quando filhos e netos de alunos, pesquisadores e técnicos de Alagoas, jovens àquela época, o relembram. Minha mãe, hoje com 90 anos, nunca se esquece disso e diz: minha filha é jovem cientista, para todos com quem se encontraFicou definitivamente marcado em sua memória. O mesmo com meu pai, de 92 anos, sempre orgulhoso do prêmio. Então, esse é um prêmio de valorização dos jovens pesquisadores e um estímulo forte ao amadurecimento científico e à continuidade em atividades correlatas”, refletiu Marília.

Vale reforçar que além das categorias citadas acima, existem outras duas no Prêmio: Mérito Científico para o pesquisador doutor que, ao longo de sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição, eMérito Institucional para instituições dos ensinos médio e superior com o maior número de trabalhos qualificados.

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil. Para outras informações, acompanhe a fanpage do Prêmio Jovem Cientista: https://www.facebook.com/premiojovemcientista/.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]