Dólar com. R$ 3,849
IBovespa +2,02%
17 de julho de 2018
min. 19º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Operação da PF cumpre 173 mandados em Alagoas e mais cinco estados
11/07/2018 às 09h23

Geral

Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca estão abastecidas com medicamentos

Lucas Ferreira/Ascom Arapiraca

O reabastecimento nas Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca já chega a ser concluído, assegurando à população o acesso a medicamentos e insumos. Essa transformação na realidade das unidades de saúde já é resultado dos esforços da prefeitura para melhorar a saúde pública da cidade.

A auxiliar farmacêutica da Unidade Básica de Saúde João Paulo II, localizada no bairro Privamera, elogia e agradece a forma que o abastecimento vem sendo realizado. “Todos os remédios estão em dias e, além da consulta, o paciente já está saindo com os medicamentos solicitados pelos médicos. Repelente para grávidas e soros para crises alérgicas também estão disponíveis. Isso é muito bom, pois muitos não tinham condições de comprar”, declara Amandha Nunes.

A melhoria se deu após a assinatura do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul). O Consórcio tem como objetivo proporcionar mais transparência e agilidade na compra de medicamentos de distribuição gratuita à população, bem como o suprimento das unidades básicas de saúde.

O secretário de Saúde, Glifson Magalhães, acredita que hoje a assistência farmacêutica em Arapiraca vive um momento ímpar e esclarece como está funcionando o abastecimento nas unidades.

“Primeiramente, através de uma equipe multidisciplinar, foi discutido e criado a REMUME – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, que tem como objetivo nortear os profissionais de saúde e população sobre quais medicamentos poderão ser encontrados na farmácia dos postos de saúde. É importante ressaltar que mensalmente cada unidade de saúde encaminha sua necessidade e que hoje temos através do CONISUL um processo de aquisição ágil, que nos permite planejar o volume das aquisições. Bimestralmente fazemos novas solicitações junto ao CONISUL, onde hoje dos pedidos feitos para os postos de saúde, apenas 6% deles está para chegar, por outro lado, quando de trata de medicamentos específicos que são da rede de saúde mental estamos com 100% dos itens no estoque”, afirma Glifson Magalhães.


Fonte: Ascom Arapiraca

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]