Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
17/07/2018 às 09h30

Geral

Gestores discutem na CIB desafios e soluções para a saúde pública de AL

Divulgação

Secretários municipais de Saúde e assessores; técnicos do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde de Alagoas (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) participaram nesta segunda-feira (16) da 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB), no Conselho Regional de Psicologia (CRP), no bairro do Farol. A discussão foi presidida pelo vice-presidente do Cosems, Rodrigo Buarque; a diretora da entidade Gláucia Torres e a superintendente de Planejamento da Sesau, Manoela Mendes.

A portaria do MS nº 2.141 de 12/07/2018 que incorpora Incremento Financeiro MAC para o Glaucoma no valor anual de R$ 4.390.548 foiapresentada pela gerente de Controle e Avaliação da Sesau, Nélia Maria Araújo, com proposta preliminar de alocação de recursos e que após as discussões na plenária foi dado encaminhamento pelo vice-presidente do Cosems de remeter ao GT do glaucoma para análise e alinhamento da proposta junto com os técnicos dos municípios e do Conselho.

“O recurso foi uma conquista após o trabalho realizado por técnicos do Cosems, municípios e Sesau e de várias discussões com o MS para garantir a assistência aos pacientes de Alagoas”, reforçou Rodrigo Buarque, também gestor da saúde de Jundiá. No que diz respeito ao tópico Assistência Farmacêutica, a assessora técnica da Sesau, Sylbele Lima, expôs a situação de abastecimento do Componente de Medicamentos Especializados e os processos licitatórios de aquisição de tiras, lanceta e fraldas para os municípios alagoanos.

A coordenadora da Assessoria Técnica da Assistência Farmacêutica - ASTAF/Sesau, Sybelle Lima, expôs a situação de abastecimento do Componente Especializado de Medicamentos e os processos licitatórios de aquisição de tiras, lanceta e fraldas para os municípios alagoanos.

Segundo ela, dos itens que são de responsabilidade do Ministério da Saúde, nove estão em falta e o Ministério teria se comprometido em regularizar este repasse até o fim deste mês. Dos 90 itens de responsabilidade do Estado, 22 estão desabastecidos; sendo que sete deles estão na iminência de chegar e 15 em conclusão de processo licitatório.

“Já o processo referente às fitas de glicemia está na fase de contratação e empenho e devem chegar até a próxima sexta-feira (20) e as lancetas já estão em estoque esperando as fitas chegarem para serem encaminhadas aos municípios, e não há previsão de recebimento de fraldas”, reforçou.

A técnica sugeriu a reativação da Câmara Técnica da Assistência Farmacêutica para troca de informações entre o Cosems e a Sesau sobre problemas e soluções sobre Componente de Medicamentos Especializados (Ceaf). O vice-presidente do Cosems, Rodrigo Buarque, acatou a sugestão e o apoiador técnico da entidade Joelson Lisboa salientou a necessidade da Câmara para dar respostas mais efetivas sobre o assunto aos gestores.

A secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros, informou que o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) teria solicitado aos vice-presidentes regionais de Saúde que apresentem um relato sobre as dificuldades e fragilidades da saúde da Região Nordeste no XXIV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde que vai acontecer no período de 25 a 27 deste mês em Belém do Pará. O consolidado destas informações será apresentado em uma mesa com as cinco regiões do país.


Fonte: Ascom Cosems

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]