Dólar com. 5.0081
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/07/2018 às 07h01

Geral

Sindpol expõe ao Conseg a inviabilidade do trabalho da Polícia Civil com a falta de efetivo

Divulgação

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, pôde expor na reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) o estado de colapso das atividades da Polícia Judiciária devido ao baixo efetivo e à ausência de concurso público. O sindicalista solicitou a intermediação do órgão junto ao governador Renan Filho para solucionar os problemas vivenciados pelos policiais civis.

O presidente do Sindpol foi recebido, pelo vice-presidente do Conseg, Antônio Carlos Melro Gouveia, e os membros do Conselho, o procurador Márcio Roberto Tenório de Albuquerque (representante da Procuradoria Geral do Estado) e Raphael Ricci Júnior (representante da Secretaria de Segurança Pública), além da presença de dirigentes do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal).

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, também manifestou a preocupação com o reduzido efetivo da Polícia Civil, que tende a piorar com as aposentadorias aptas de 662 policiais, ou seja, 1/3 do atual efetivo em exercício, que é de 1.757 policiais para as 141 delegacias existentes em Alagoas.

O dirigente destacou também vários casos de enfarto de policiais e até morte dentro de delegacias. Atualmente, cada policial civil está executando o trabalho de quatro policiais.

Sem solução

Ricardo Nazário destacou que a Lei Estadual nº 5.496/1993, que disciplina o quantitativo de policiais civis nas delegacias, fixa o número ideal de efetivo de 4.536 profissionais. Para o Sindpol, foi decepcionante que o Delegado Geral solicitou apenas 680 cargos para concurso público da Polícia Civil ao Governo do Estado, sendo 500 vagas para agentes de Polícia; 120 para escrivães e 60 para delegados. “Essa proposta não vai suprir a necessidade da Polícia Civil. Isso é lamentável. A Delegacia Geral tem conhecimento da real necessidade”, informa.

Retirada dos carros apreendidos

Atendendo às reivindicações do Sindpol, o vice-presidente do Conseg também informou que vai se reunir com o Delegado Geral, com representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e de outros órgãos para que possam definir a retirada dos carros apreendidos nas delegacias e a melhoria do ambiente de trabalho dos policiais civis.

O objetivo do Conselho é viabilizar recursos para que o Detran crie um espaço para receber os automóveis e possa realizar os leilões.

Abono Permanência

O presidente do Sindpol também informou que a Secretária de Planejamento e Gestão (Seplag) está vinculando o pedido de abono permanência após a retirada de férias não gozadas pelos policiais civis. Em resposta ao Sindicato, Carlos Melro Gouveia se comprometeu a fazer intervenção sobre a questão junto ao Governo do Estado.

Produtiva

O presidente do Sindpol avaliou como produtiva a reunião com o Conselho. O vice-presidente do Conseg demonstrou interesse em solucionar o problema do efetivo.

Ricardo Nazário ressalta que o Sindpol está atento aos problemas da categoria e vem reivindicando com as autoridades a solução. “O Sindpol não aceitará nenhuma retirada de direitos dos policiais civis”, afirma.

A reunião com o Conseg ocorreu em atendimento ao pedido do presidente do Sindpol que solicitou, em caráter de urgência, o encontro para tratar da carência de efetivo, da realização de concurso público e do atendimento da população que necessita dos serviços essenciais e da prerrogativa exclusiva da Polícia Civil, que é a investigação e elucidação de crimes.

Atual situação do efetivo da Polícia Civil

CARGO EFETIVO EM EXERCÍCIO PREVISÃO LEGAL* DÉFICIT

DELEGADO DE POLÍCIA 122 – 206 – 63

AGENTE DE POLÍCIA 1.426 – 4000 – 2.380

ESCRIVÃO DE POLÍCIA 209 330 89

TOTAL 1.757 – 4536 – 2.532


Fonte: Ascom Sindpol

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]