Dólar com. 5.1175
IBovespa 0.58
30 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
17/04/2024 às 16h45

Geral

Hospital Emergência do Agreste promove Curso de Aperfeiçoamento em UTI

Capacitação tem carga horária de 80 horas, sendo 55 horas de aulas presenciais e 25 horas de atividades de dispersão

Curso de Aperfeiçoamento em UTI terá 80 horas e carga horária e certificado da Sesau - Tony Medeiros/Ascom

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, iniciou o Curso de Aperfeiçoamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A aula inaugural ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), unidade Arapiraca.

De acordo com o enfermeiro Jean Vital, coordenador do NEP, em 2023 foram capacitados mais de 800 profissionais de saúde, tanto do Hospital de Emergência quanto de outras instituições de saúde.  “Buscamos com os profissionais, quais as demandas de cada setor, visando montar uma programação de cursos e treinamentos que possam suprir estas necessidades de atualização. 

Pelo que observamos neste início de 2024, devemos superar a estatística de 2023. Isso quer dizer que teremos profissionais mais qualificados para atender os usuários do Hospital do Agreste, de maneira mais técnica e humanizada”, disse Jean Vital.

O Curso de Aperfeiçoamento em UTI é um treinamento que vai do básico ao avançado teórico-prático, com carga horária de 80 horas. Deste total, 55 horas de aulas presenciais e 25 horas de atividades de dispersão, com direito a certificado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O objetivo é capacitar os colaboradores, padronizar procedimentos básicos realizados diariamente; diminuir o custo com manutenção de equipamentos, evitando o mau uso; discutir melhorias no atendimento intersetoriais; implementar ações que visam a humanização do atendimento; melhorar o serviço prestado ao usuário do SUS.

Módulos

O curso é dividido em 13 módulos. A aula inaugural contou com o tema “Ética profissional no serviço de saúde e Direitos e deveres dos profissionais de saúde”, ministrada pela advogada Jaqueline Born. Ela é especialista em defesa dos profissionais da saúde, presidente da comissão de direito médico da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Arapiraca, professora de pós-graduação de direito médico e mestranda em gestão na saúde.

“Vamos contar com profissionais convidados para ministrar alguns módulos, mas a maioria pertence ao corpo profissional do próprio Hospital de Emergência do Agreste. Temos excelentes profissionais e com competência para repassar novos protocolos nos termos da saúde”, explicou o fisioterapeuta João Paulo Albuquerque, integrante do NEP e responsável técnico pelo Curso de Aperfeiçoamento em UTI.

“A gente fica muito feliz de ver a procura pelos cursos e treinamentos oferecidos pelo NEP. É uma demonstração de que, tanto o Núcleo tem seguido o caminho das demandas dos profissionais, quanto também mostrar que os servidores estão interessados em aprender cada vez mais e se qualificar para melhorar os acolhimentos no Hospital de Emergência. É comprometimento”, ressaltou Bárbara Albuquerque.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]