Dólar com. 5.1293
IBovespa 8
17 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta
02/05/2024 às 15h00

Geral

Pioneira no Brasil, Câmara de Fomento Internacional será a entidade que realizará convênio com a ABNT no mercado asiático

Parceria será feita para realização de diversas tratativas no mercado asiático através do escritório da Câmara em Xangai

Buscando estreitar ainda mais as relações e o comércio internacional, a Câmara de Fomento Internacional (CFI) irá assinar um convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na próxima sexta-feira (03), às 12h30 na sede da Câmara, para diversas ações em fábricas na Ásia e missões internacionais. 

De acordo com o presidente da CFI, Luizandré Barreto, a Câmara irá representar a ABNT na China com um escritório em Xangai. “Há importadores que tem interesse em vender para o Brasil. No entanto, para comercializar produtos em território brasileiro, é exigido o cumprimento de normas técnicas, principalmente no setor da construção civil, que são certificadas pela ABNT”, explica. 

Para que essas vendas se concretizem, serão realizadas auditorias em fábricas para os importadores começarem a certificar os seus produtos. “Nós da Câmara iremos visitar as fábricas na Ásia, a pedido do importador, para certificar se elas estão dentro das normas da ABNT. Uma vez estando de acordo, é cedido um selo da ABNT e as empresas podem importar os produtos com segurança”, conta Luizandré. 

A CFI será um órgão do Brasil a ter um convênio com a ABNT. Além disso, a Câmara contará com um auditor próprio, credenciado e capacitado pela Associação, para poder realizar diversos processos. “Não é somente visitas em fábricas, mas sim realizar auditorias inspeções de produção para ver se realmente se segue o padrão de fabricação. 

Por fim, essa será uma oportunidade também para atrair empresas brasileiras que desejam a certificação ESG, selos sustentáveis que estão sendo muito exigidos no mercado atual, atividade prevista no estatuto da Câmara, que irá atuar nessa área e começar a preparar as empresas para essas certificações da ABNT.

“Alagoas mais uma vez sai à frente para dar suporte a quem quer fazer as certificações de produtos no mercado brasilieiro. Além disso, o Brasil terá um braço na China, o que facilita o comércio internacional e melhora o relacionamento entre os países, finaliza Luizandré Barreto. 

A secretária de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (SEDICS), Maria Alice Beltrão, destacou sobre a importância de um convênio como esse ser feito com uma instituição alagoana, o que poderá abrir portas para os empresários locais. 

“Esse convênio é um marco importante para o nosso estado, pois, além de oferecer aos investidores em importação ferramentas que garantam a capacidade do fornecedor na China e a confiabilidade dos produtos, abre portas para as nossas empresas prestarem esse serviço”, comemorou. 

A assinatura do convênio contará com a presença do presidente da ABNT, Mário William Esper, a secretária de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maria Alice Beltrão, o presidente do Fórum Norte/Nordeste, Marco Holanda e presidente da ADEMI, Marcelo Saldanha.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]