Dólar com. 5.1029
IBovespa 8
19 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
08/05/2024 às 19h30

Geral

Saúde mental materna é abordada com servidoras da Casa da Mulher Alagoana

Servidoras da casa e do 1º Juizado da Mulher dialogaram com a psicóloga Bruna Diniz; presidente Fernando Tourinho prestigiou encontro e reforçou importância do tema

Psicóloga Bruna Diniz abordou o assunto com as servidoras nesta quarta (9). - Adeildo Lobo/Dicom

A saúde mental materna foi tema de roda de conversa, nesta quarta (8), na Casa da Mulher Alagoana. O evento alusivo ao Dia das Mães foi voltado para servidoras da instituição e do 1º Juizado da Mulher, que funciona no local.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, prestigiou o encontro e destacou a importância do trabalho voltado à saúde das servidoras.

“Aqui é uma unidade importante do Judiciário, e esse cuidado é essencial para que as servidoras possam estar bem e possam oferecer o melhor serviço ao público que nos procura”.

Durante o evento, a psicóloga Bruna Diniz realizou uma análise dos contextos diversos da maternidade e seus efeitos na saúde mental das mulheres.

“Precisamos pensar a maternidade a partir de outros contextos desafiadores, pois temos uma multiplicidade de eventos na maternidade. Temos nuances que impactam diretamente a saúde mental das mães”.

Autocuidado

Segundo Paula Lopes, coordenadora da casa, o autocuidado é muito importante para as mulheres, que desempenham diversos papéis de cuidado, inclusive no serviço de acolhimento desenvolvido na Casa da Mulher.

“Muitas vezes esse cuidado passa despercebido, devido às múltiplas funções no trabalho, com os filhos, idosos e pessoas com deficiência na família. Mas a pergunta é: quem cuida delas? E nós precisamos ter esse autocuidado”.

Maio Furta-cor

A importância da promoção da saúde mental das mães vem sendo enfatizada através da campanha Maio Furta-cor. A iniciativa internacional, que visa sensibilizar a população para a saúde mental materna, tem sido essencial para desmistificar as questões emocionais vivenciadas durante a maternidade.

O TJAL aderiu à campanha Maio Furta-cor através do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).

Participaram do evento na Casa da Mulher a juíza Eliana Acioly Machado, coordenadora da Mulher do TJAL; juíza Soraya Maranhão, titular do 1º Juizado da Mulher da Capital; João Paulo Martins, juiz auxiliar da Presidência do TJAL; Luciana Omena, secretária especial da Presidência; Mariá Tenório, chefe de gabinete da Presidência; e servidoras da Casa da Mulher Alagoana, 1º Juizado e Coordenadoria da Mulher.


Fonte: Dicom TJAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]