Dólar com. 5.2684
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setur divulga lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro
27/06/2016 às 08h52

Geral

Empresa firma acordo para não realizar descontos indevidos nos salários de motoristas e auxiliares

AM Comercial pode pagar R$ 15 mil de multa por trabalhador prejudicado

 A empresa AM Comercial, especializada na atividade de venda de material de construção no atacado,firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), após verificação de que a empresa realizava descontos indevidos nos salários dos motoristas e auxiliares de carga e descarga da empresa para compensar o desaparecimento de produtos durante a entrega das mercadorias. As irregularidades foram constatadas depois de uma denúncia anônima.

Conforme o TAC, proposto pelo procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo, a AM Comercial assumiu a obrigação de somente realizar descontos nos salários dos seus motoristas e ajudantes após a realização de prévio inquérito ou sindicância que comprove a autoria do furto das mercadorias. O procedimento investigatório será instaurado por meio de portaria, que deverá definir o fato a ser investigado, o prazo de duração da investigação e a comissão que conduzirá a sindicância – composta por, no mínimo, três integrantes.

O TAC também definiu que, ao final da investigação, a AM Comercial deverá apresentar um relatório com o resultado do procedimento. A empresa não poderá, em nenhuma hipótese, realizar o desconto salarial do empregado se a comissão de investigação não comprovar a autoria do desaparecimento de determinado produto.

Durante diversas audiências, representantes da AM Comercial reconheceram que a empresa realizava os descontos financeiros após o desaparecimento dos produtos sem realizar qualquer procedimento investigatório para identificar o responsável pelo desaparecimento ou furto da mercadoria.

Prazos e penalidades

Caso descumpra as obrigações, a empresa pagará multa de R$ 15 mil por empregado encontrado em situação irregular, a ser revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a uma instituição sem fins lucrativos indicada pelo MPT. A AM Comercial deve comprovar, no prazo de 30 dias, que se adaptou ao termo proposto.

O Termo de Ajustamento de Conduta será acompanhado pelo MPT, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) e sindicato profissional.


Fonte: Ascom MPT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]