Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/11/2016 às 23h20

Política

Comissão do Senado ouve órgãos de fomento sobre investimentos em pesquisa

Representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vão se reunir na manhã de terça-feira (22) na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para discutir os investimentos no desenvolvimento científico e tecnológico. Será o quinto debate sobre o tema.

A CCT está recolhendo depoimentos de especialistas sobre como são usados os recursos dos fundos de Incentivo à pesquisa, em especial o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Na última reunião, a comissão ouviu dirigentes de universidades. No encontro, a advertência foi que o corte de verbas para pesquisa e inovação poderá colocar em risco a competitividade do Brasil em curto e médio prazo. Para o ano que vem, a previsão é de contingenciamento de 55% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Para a reunião desta terça, com início marcado para 8h45, foram convidados o presidente do Conselho Técnico-Científico da Fapesp, Carlos Américo Pacheco; o presidente do CNPq, Mário Neto Borges; o presidente da Finep, Marcos Cintra Cavalcante; e o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Jailson Bittencourt de Andrade.

Os requerimentos para o debate foram apresentados pelos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e pelo senador Lasier Martins (PDT-RS), presidente da CCT. A reunião é interativa e os interessados podem participar por meio dos canais disponibilizados pelo Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe: 

http://bit.ly/audienciainterativa

Portal e-Cidadania:

www.senado.gov.br/ecidadania

Alô Senado (0800-612211) 


Fonte: Agência Senado

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]