Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/04/2017 às 21h06

Política

CGU investiga como gestão anterior utilizou recursos federais, em Palmeira

Fiscalização é referente aos anos de 2014, 2015 e 2016, de Programas do MEC e MS

Representantes da Controladoria Geral da União (CGU) em Alagoas estão em Palmeira dos Índios para avaliar, a partir do Programa de Fiscalização em Entes Federados, de que forma foram aplicados os recursos públicos federais repassados ao município nos anos de 2014, 2015 e 2016. A cidade foi escolhida pela primeira vez, a partir de três formas de seleção de entes: Censo, Matriz de Vulnerabilidade e Sorteios. Nesse contexto, já foram fiscalizados 2.314 municípios brasileiros, desde 2003, englobando recursos públicos federais superiores ao montante de R$ 26,5 bilhões. A CGU vai fiscalizar, ainda, programas do governo federal de Incentivo Financeiro para Vigilância em Saúde, com Foco no Combate ao Mosquito Aedes aegypti.

Em Palmeira, os técnicos da CGU/AL fiscalizam o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), ambos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016. “Os municípios são selecionados a partir de indicadores e a gente vem ao município verificar os programas que são selecionados em Brasília. Vamos fazer, esta semana, toda a fiscalização e atividades de campo. Quando o trabalho estiver concluído, a gente faz o relatório, identificando o que está de acordo com as normas de cada programa, faz a constatação ou apenas a informação, e encaminha para o município e o Ministério responsável pela verba dos Programas analisados. Os resultados de todos os municípios serão publicados pela CGU”, explicou chefe de Serviço da CGU/AL Rondinelli Falcão.

A Secretária de Educação e Esporte Alcineide Nascimento, falou que o governo municipal é transparente e contribui de maneira efetiva com o trabalho que a CGU realiza no município. “Somos um governo transparente e toda a documentação que a CGU está solicitando estamos averiguando nos autos e vamos repassar de forma tranquila, pois não podemos responder por situações de uma gestão anterior. Vamos aproveitar a vinda da equipe da CGU ao nosso município para que ela nos oriente como proceder agora em 2017. A gestão do Júlio Cezar trabalha para que a comunidade esteja sempre ciente da responsabilidade que nós temos com a sociedade, e dessa maneira trabalhamos para o bem de todos”, garantiu a secretária.

Georreferenciamento

O prefeito Júlio Cezar apoia as ações da CGU em Palmeira. O município também iniciou hoje (24) o georreferenciamento do transporte escolar da rede municipal de ensino público. “Estamos colaborando com todas as informações que a CGU precisa, relacionadas à gestão passada. Estamos à disposição para o que for preciso, pois este é um momento muito importante para deixarmos claro de que forma foi utilizado o dinheiro público. Nós também, pela primeira vez na história do município, vamos georreferenciar as rotas para o transporte escolar para que a gente faça o programa exatamente como a CGU pede", explicou o prefeito.

E continuou. "Este georreferenciamento começamos a fazer hoje, tem o objetivo de fazer olevantamento de informações geográficas para mostrar todo o trajeto que o motorista do ônibus escolar faz para apanhar os alunos da rede municipal de ensino. Com a obtenção dessas coordenadas, a localidade de cada aluno fica perfeitamente identificável, podendo assim, o município ter o controle das rotas dos veículos. Palmeira dos Índios é o décimo município no Estado a usar o georreferenciamento para controlar a frota escolar”, finalizou o prefeito.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]