Dólar com. 5.0131
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
07/05/2017 às 11h53

Política

Lula "cutuca" a imprensa e defende sua regulamentação

Foto:Paulo Pinto/Agência PT

Na abertura do 6º Congresso Petista, em São Paulo, sexta-feira passada, 5, o ex-presidente Lula cutucou a imprensa e já anunciou que se for eleito em 2018 para o terceiro mandato na presidência do Brasil, vai regulamentar a mídia.

Esse é um discurso antigo do PT que acabou não prosperando nos 13 anos em que o partido esteve no poder, mas que agora virou uma das bandeiras da campanha antecipada de Lula para voltar ao Palácio do Planalto.

Lá em 2009, já opinava Lula sobre a imprensa brasileira: “ela se excede, despreza os fatos e embarca em campanhas, divulga inverdades ou mesmo dissemina calúnias e infâmias". Sete anos depois, o petista queixa-se de que todo dia jornalistas dizem que ele vai ser preso: “Faz dois anos que eu ouço isso. Se eles não me prenderem logo, quem sabe um dia eu mando prendê-los por mentir”.

Em entrevista à Folha de São Paulo, em 22 de outubro de 2009, Lula já sentenciava sobre o papel da imprensa no Brasil: o de informar, não o de fiscalizar, e ensinava a alguns meios de comunicação:

“Para ser fiscal, tem o Tribunal de Contas da União, a Corregedoria-Geral da República, tem um monte de coisas. A imprensa tem de ser o grande órgão informador da opinião pública. Essa informação pode ser de elogios ao governo, de denúncias sobre o governo, de outros assuntos. A única que peço a Deus é que a imprensa informe da maneira mais isenta possível, e as posições políticas sejam colocadas nos editoriais.”

*Com informações da Folha de São Paulo e O Globo


Fonte: Redação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]