Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
27/06/2017 às 20h06

Política

Secretária de Prevenção à Violência presta esclarecimentos sobre a Rede Acolher

Foto: Divulgação

Atendendo a uma solicitação do deputado Bruno Toledo (PSDB), a secretária de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt, compareceu a Assembleia Legislativa para esclarecer questões relativas à Rede Acolher, que é uma rede de instituição que oferece acolhimento gratuito e voluntário a homens, mulheres e crianças, acima de 12 anos de idade, que são usuários de substâncias psicoativas. A rede é organizada e patrocinada em parte pelo Governo do Estado. A secretária também foi questionada sobre uma nota emitida pela Arquidiocese de Maceió, denunciando a utilização da rede de acolhimento de forma político partidária e com fins eleitoreiros.

Bruno Toledo disse que considerou a nota do arcebispo extremamente contundente e preocupante, por isso trouxe essa pauta para a Assembleia Legislativa, já que a rede de acolhimento é custeada com recursos do Fecoep (Fundo de Erradicação da Pobreza). O deputado se mostrou bastante preocupado com a não instalação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. “Fiquei feliz com a participação dos deputados e da secretária nesta reunião e espero que após essa conversa com a secretária eu tenha contribuído com o debate e com a política pública de acolhimento”, destacou o deputado defendendo a instalação imediata do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, desativado no atual Governo. Esta instalação também foi defendida por vários deputados presentes à reunião.

A secretária Esvalda Bittencourt classificou como positiva a reunião e respondeu os questionamentos apresentados pelo deputado Bruno Toledo. Ela descartou que a secretaria esteja sendo usada politicamente. Ela também explicou como funciona a Rede Acolher que espelha a abordagem humanizada do usuário de drogas, buscando não só ajudá-lo a recuperar-se da dependência química, mas também resgatar valores e princípios. “Essa rede existe desde 2009 e hoje somos referência para outros estados. É motivador ver outros estados, como Tocantins e Sergipe, se espelharem em Alagoas, sem contar que recebemos visitas de representantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco”, disse.

Participaram ainda da reunião os deputados Ronaldo Medeiros (PMDB), Rodrigo Cunha (PSDB), Carimbão Júnior (PHS), Isnaldo Bulhões (PMDB), Francisco Tenório (PMN), Gilvan Barros Filho (PSDB), Ricardo Nezinho (PMDB). Estavam presentes também o padre Valfran dos Santos, representando a Igreja Católica, e o advogado Roni Teixeira, representando a OAB/AL.


Fonte: Comunicação/ALE

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]