Dólar com. 5.0082
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
28/06/2017 às 20h14

Política

Deputado relata precariedade do Samu em Arapiraca

Foto: Divulgação

Em discurso durante a sessão plenária desta quarta-feira, 28, o deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) disse estar muito preocupado com os rumos da saúde pública no Estado. O parlamentar relatou a precária situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atende a região do Agreste. Segundo Gilvan Filho, as ambulâncias de Arapiraca passaram dois dias sem prestar atendimento à população por falta de manutenção. “Isso é inadmissível, ficar com seus serviços paralisados por conta das viaturas estarem quebradas”, disse o deputado, informando que o Samu de Arapiraca atende parte do Agreste e do Sertão.

“Essa Casa precisa acompanhar essa situação de perto, uma vez que nossa função é de fiscalizar. Somos cobrados pela sociedade todos os dias. Deixar faltar remédios e ambulâncias é incompetência. Não podemos aceitar isso”, declarou o parlamentar, cobrando explicações por parte da Secretária de Saúde.

Em aparte, o deputado Isnaldo Bulhões (PMDB), que compõe a base do Governo, observou que a frota de ambulâncias do Samu está sucateada não apenas em Alagoas, mas em todo o País. Lembrou ainda que o serviço é um programa federal e, diante da alternância do Governo Federal, a União passou a não comprar viaturas no quantitativo ideal para a renovação da frota. “Responsabilizar o Governo do Estado pela situação da frota não é razoável. É importante deixar claro para sociedade alagoana que a responsabilidade, em primeiro plano, é do Governo Federal”, informou, acrescentando que mesmo assim o Governo do Estado não deixou de tomar nenhuma providência. “O governador assinou contrato recentemente e já houve o pedido de 40 novas viaturas, todas adquiridas com recursos próprios. Vinte delas deverão ser entregues até o final do mês de julho”, contou Bulhões.

Também em aparte, o deputado Edval Gaia Filho (PSDB) destacou a importância do debate em torno do tema. De acordo com ele, o problema na saúde pública alagoana vai muito além do sucateamento do Samu. “Para se ter uma ideia, a cidade de Palmeira dos Índios, que tem 80 mil habitantes, se encontra numa situação que causa pavor. Nós temos um hospital com estrutura muito boa, mas o Samu já não tem mais veículos para levar a Arapiraca”, contou Gaia, informando que Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios atravessa momentos difíceis. “É uma pena um Estado tão grande como Alagoas estar vivenciando essa situação na saúde pública. Já temos várias estruturas prontas e faltam recursos e material humano”, lamentou Gaia.

Outro que fez uso de aparte para manifestar seu posicionamento foi o deputado Rodrigo Cunha (PSDB). Ele fez questão de frisar que o caos que se instalou no Samu é antigo. “E não só em Arapiraca. Antes de falar nas ambulâncias é preciso falar sobre os funcionários que estão sem as mínimas condições de trabalho”, alertou Cunha.


Fonte: Comunicação/ALE

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]